Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1485
Title: As percepções e práticas dos docentes sobre as metas de aprendizagem numa escola básica integrada - a supervisão como estratégia de inovação pedagógica
Authors: Sá, César Augusto Araújo Fernandes Meira de
Moreno, José Fernando Morais
Keywords: Currículo
Metas de aprendizagem
Autonomia e flexibilização curricular
Supervisão pedagógica
Mudança e inovação
Curriculum
Learning goals
Autonomy and flexible curriculum
Supervision
Change and innovation
Issue Date: 7-May-2014
Abstract: O trabalho de investigação aqui apresentado tem por base um estudo centrado no papel da Supervisão Pedagógica associada às Metas de Aprendizagem. Desenvolveu-se um quadro concetual assente em noções como o Currículo e Metas de Aprendizagem, Autonomia das Escolas, a Necessidade da Mudança e Inovação, a Flexibilização Curricular e sustentado nos princípios de Alarcão e Roldão (2008) geradores de dinâmicas e processos de crescimento profissional, que pressupõem a capacidade de estimular e desenvolver atitudes autónomas, participativas e colaborativas. Trata-se de um estudo que tem como principal objetivo analisar e compreender as perceções e as práticas dos profissionais de ensino de um agrupamento de escola, em particular dos docentes de Artes Visuais relativamente às Metas de Aprendizagem em contexto de supervisão pedagógica. O estudo segue uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, num estudo de caso, respondendo à necessidade de obter perceções e práticas dos docentes sobre as Metas de Aprendizagem, recorrendo-se à recolha de dados através de inquérito por questionário, a entrevistas semi-estruturadas, observação, notas de campo e recolha documental bem como a sua triangulação. Com este estudo, foi possível compreender que, a supervisão pedagógica pode instituir-se como um plano eficaz para o melhor desenvolvimento e organização do processo ensino aprendizagem na escola. Foi evidente que a supervisão permitiu ampliar o conhecimento sobre as Metas de Aprendizagem possibilitando uma nova visão sobre o seu contributo. Também foi exequível confirmar que a supervisão pedagógica pode constituir uma estratégia eficaz para impulsionar práticas aprendentes e, finalmente, para renovar atitudes mais autónomas, participativas e colaborativas dos docentes.
The research presented here is based on a focus on the role of Supervision associated with Learning Goals study. Conceptual framework being based on notions such as the Curriculum and Learning Goals, School Autonomy, Necessity of Change and Innovation in Curriculum and sustained easing in early Alarcão & Roldão (2008) generators dynamics and processes of professional growth developed which assume the ability to stimulate and develop autonomous, participative and collaborative attitudes. This is a study which aims to analyze and understand the perceptions and practices of professional education of a group of schools, particularly teachers of Visual Arts in relation to Learning Goals in the context of pedagogical supervision. The study follows a qualitative methodological approach to nature, in a case study by addressing the need to obtain perceptions and practices of teachers on Learning Goals, resorting to collecting data through questionnaire survey, semi-structured interviews, observation, field notes and document collection and its triangulation. With this study, we understand that the pedagogical supervision can be instituted as an effective plan for the optimal development and organization of the learning process in school. It was evident that supervision allowed to increase knowledge about the Learning Goals enabling a new outlook on your contribution. It was also possible to confirm that the pedagogical supervision can be an effective strategy to boost learners practice and, finally, to renovate more autonomous, participative and collaborative attitudes of teachers.
Description: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1485
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose_Moreno.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.