Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1490
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dc.contributor.advisorBarbosa, Gabriela Maria Miranda-
dc.contributor.authorLages, Marylène Ferreira-
dc.date.accessioned2016-02-08T10:45:19Z-
dc.date.available2016-02-08T10:45:19Z-
dc.date.issued2015-10-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1490-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractA escola como geradora de conhecimentos e formadora de futuros cidadãos não pode ignorar a dimensão social que a linguagem escrita possui. Para além de ser um meio de comunicação, a escrita constitui uma forma de participação social e um instrumento cultural no acesso ao conhecimento. Face a este contexto este trabalho teve como objetivo investigar em que medida uma prática de escrita delineada em função das dificuldades dos alunos pode, ou não, contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das suas produções textuais. Esta prática centrou-se, essencialmente, nas caraterísticas do texto narrativo; no processo de escrita - planificação, textualização e revisão - e numa escrita reflexiva onde a atitude do professor é crucial para o desenvolvimento desta capacidade nos alunos. O presente estudo – O texto narrativo e a produção textual - Uma abordagem educativa no 1ºCiclo do Ensino Básico – teve como objetivo estabelecer uma intervenção pedagógica orientada para o desenvolvimento da competência textual dos alunos. Composto por três fases, fase diagnóstica, de intervenção e de aferição, o estudo foi realizado com crianças do 3º ano de escolaridade e privilegiou uma metodologia de cariz qualitativo, onde se recolheram dados através das produções textuais dos participantes. A primeira fase do trabalho consistiu na identificação das dificuldades dos participantes através da elaboração de um texto narrativo e numa segunda fase foram implementadas atividades e estratégias adequadas aos problemas manifestados. Na fase de aferição, com o objetivo de detetar uma eventual evolução no desempenho dos alunos, os primeiros textos foram comparados com a última produção escrita. No final do estudo os alunos apresentaram uma maior capacidade de organização da informação e de estruturação e apresentação das ideias tendo em conta as caraterísticas e os elementos básicos de um texto narrativo. Os resultados do estudo revelaram então que as propostas metodológicas podem contribuir fortemente para o desempenho dos alunos, algo que se manifesta na qualidade dos textos narrativos por estes produzidos.por
dc.description.abstractSchool as a generator of knowledge and future citizens former can’t ignore the social dimension that written language has. As well as being a mean of communication, writing is a main of social participation and a cultural instrument to access knowledge. In that way this study intent to investigate how outlined writing practice based in students difficulties may, or not, contribute to the development and improvement of their textual productions. This practice focused, essentially, on narrative text features; in writing process - planning, textualization and review - and in a reflective writing where teacher's attitude is crucial for development of this competence in students. This study - O texto narrativo e a produção textual - Uma abordagem educativa no 1ºCiclo do Ensino Básico - intent to establish an educational intervention oriented to the development of student’s textual competences. Constituted in three phases - diagnostic phase, intervention and assessment - this study was conducted with children of 3rd school grade and privilege a qualitative methodology, where data was collected through textual productions of participants. Work’s first phase was consisted in identifying the difficulties of participants through the development of a narrative text and in a second phase implementing activities and strategies to showed problems. In the assessment phase, in order to detect any development in student’s performances, first texts were compared with last written production. At the end of study students showed a bigger capacity organizing information, as well as structuring and presenting ideas in regard of characteristics and basic elements of a narrative text. Results of study evealed that the methodological proposals can contribute greatly to student’s performances, showed in quality of narrative texts produced by these.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTexto narrativopor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectProfessor mediadorpor
dc.subjectNarrative textpor
dc.subjectText productionpor
dc.subjectProfessor mediatorpor
dc.titleO texto narrativo e produção textual : uma abordagem educativa no 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)por
dc.identifier.tid201509202-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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