Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1491
Title: O papel das redes sociais para as empresas de turismo no espaço rural : guia de boas práticas
Authors: Correia, Alexandra I.
Oliveira, Ana Lúcia Veloso
Issue Date: 28-Jan-2016
Abstract: Atualmente a introdução das redes sociais no setor turístico está a provocar alterações, seja no que respeita aos consumidores, seja em relação às empresas. Do ponto de vista dos consumidores, as redes sociais estão a alterar o modo como os turistas acedem à informação, como planeiam as suas viagens e como partilham as experiências de viagem. Já no que se refere às empresas, as redes sociais são utilizadas como um meio para apoiar as suas atividades de marketing, como por exemplo a promoção de produtos turísticos. Para as pequenas e médias empresas turísticas (PMET), em geral, e para as empresas turísticas em meio rural, em particular, as redes sociais apresentam-se como um meio através do qual as empresas conseguem comunicar com os clientes de forma mais próxima e com maior facilidade. No entanto, muitas destas empresas têm sido lentas a adotá-las, devido quer à falta de dinheiro e/ou tempo, como também em virtude do desconhecimento sobre como funcionam. Assim sendo, com este projeto pretendeu-se apresentar um manual de boas práticas que auxilie os gestores das empresas turísticas em meio rural a retirarem o melhor partido das redes sociais. Este projeto assume-se como um trabalho exploratório, pelo que numa primeira etapa, de forma a suportar a realização de entrevistas, verificou-se a presença das empresas turísticas em meio rural no Minho-Lima nas redes sociais. Numa segunda fase, esta análise foi complementada através da realização de entrevistas semiestruturadas aos gerentes e/ou proprietários destas empresas, a fim de identificar as suas perceções face à utilização das redes. Finalmente, identificaram-se boas práticas a incluir no guia, resultantes da análise de conteúdo de dados secundários. Os resultados indicaram que o Facebook é a rede social mais utilizada e que veio facilitar bastante a comunicação entre a empresa e os atuais e/ou potenciais clientes, através da criação de uma maior proximidade entre ambos, com custos reduzidos. Todavia, os dados obtidos mostraram também que os gerentes e/ou proprietários das empresas entrevistadas desconhecem como rentabilizar a presença nas redes em prol do sucesso do negócio. Conclui-se, portanto, que a elaboração do guia de boas práticas permitirá às empresas desenvolver esforços no sentido de melhorar a sua performance nas redes sociais, nomeadamente na dinamização da sua presença online e fidelização dos seus clientes.
Nowadays the introduction of social networking in the tourism sector is leading to changes, whether in regard to consumers, either for enterprises. From the consumers' point of view, social networks are changing the way tourists access information, how they plan their trips and how to share travel experiences. In what refers to companies, social networks are used as a means to support their marketing activities, such as the promotion of tourism products. For small and medium-sized tourism enterprises in general, and tourism businesses in rural areas, in particular, social networks are presented as a means by which companies can communicate with customers more closely and with greater ease. However, many of these companies have been slow to adopt them, due either to lack of money and / or time, but also because of the lack of knowledge about how they work. Therefore, this project was intended to provide a guide of good practices that helps managers of tourism businesses in rural areas to extract the most of social networks. This project is assumed as an exploratory work, so the first step in order to support the interviews was to check the presence of tourism businesses in rural areas in the Minho-Lima on social networks. In a second phase, this analysis was complemented by carrying out semi-structured interviews with managers and / or owners of these companies, in order to identify their perceptions about the use of this networks. Finally, were identified good practice to include in the guide, resulting from secondary data content analysis. The results indicated that Facebook is the most used social network and eases the communication between the company and current and / or potential customers, by creating a closer relationship between them, with reduced costs. However, the data also showed that managers and / or owners of companies surveyed are unaware of how to boost the presence in networks in support of business success. We conclude, therefore, that the development of a good practices guide will allow businesses to make efforts to improve their performance on social networks, particularly in boosting their online presence and customer loyalty.
Description: Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1491
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Oliveira_vol. 1.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.