Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1494
Title: Abordagem inicial de um sistema de qualidade numa IPSS
Authors: Castro, Sandra Judite Vieira de
Advisor: Alves, Rui
Keywords: Implementação de SGQ;Melhoria continua;SGQ em IPSS;Colaboradores;SGQ implementation;Continuous improvement;SGQ in IPSS;Employees;Implementación de la SGQ;Mejoría continua;SGQ en la IPSS;Los colaboradores
Issue Date: 20-Jan-2015
Abstract: Na última década tem-se verificado uma restruturação nos métodos de trabalho nas organizações e, de um modo particular, nas IPSS’s. Mudanças impostas pelos mercados, pelo Instituto da Segurança Social e pela necessidade de estas organizações serem cada vez mais eficientes e alterarem as suas estratégias de gestão, desenhando uma Visão e criando uma Missão cintes de que a qualidade afeta a vida das organizações, dos colaboradores e dos clientes. Neste âmbito o diagnostico realizado em Portugal deixa a descoberto as necessidades de uniformizar a prestação de cuidados e os graves problemas de gestão nesta área. Tendo o Instituto da Segurança Social publicado os “Manuais da Qualidade”, fortemente inspirados no Modelo EFQM e na ISO 9001: 2000, para que as IPSS’s os implementassem. O objetivo da implementação destes manuais da qualidade assenta na melhoria do funcionamento da organização, redução de custos e de recursos e melhorar os serviços prestados. Tornando-se necessário o levantamento de todas as atividades, incluindo as atividades financeiras e não financeiras, recorrendo à promoção da melhoria continua. Neste âmbito, surge a possibilidade de dar início à implementação do Sistema de Gestão da Qualidade numa IPSS. Para a realização deste trabalho foi necessário avaliar as necessidades existentes na organização a intervir, mediante os Manuais da Qualidade para alcançar uma certificação de Nível C, nível de certificação obrigatório para se realizarem parcerias de cooperação entre a Segurança Social e as IPSS’s. Durante a implementação do SGQ ao Nível C do critério 1, 2 e 3 do Manual da Qualidade, surgiram contendas cuja análise se tornou importante, nomeadamente a resistência dos colaboradores e dos líderes. Assim, analisou-se a resistência quer dos colaboradores quer dos líderes em vários momentos, ou seja, antes, durante e no fim da implementação do SGQ.
In the last decade there has been made a rearrangement on work methods in the organizations, particularly in IPSS's. Changes enforced by the markets, by the Institute for Social Security and the need that organizations have to be more efficient and to change their management strategy, outlining a Vision and creating a Mission. In fact, the quality affects organizations and individuals life and also customers. In this context, the diagnosis that has been made in Portugal reveals that there are serious management problems and it is necessary to standardize care services. Consequently, Social Security Institute published the "Quality Manuals”, strongly inspired by the EFQM Model and ISO 9001: 2000, just to be implemented on the IPSS’s. The purpose of quality manuals implementation is to improve the well-functioning of the organization, costs and resources reduction and also services improvement. That is why necessary to survey all activities, including those financial and non-financial, applying to encourage continuous improvement. In this respect, emerges the possibility to implement the Quality Management System in IPSS. Work carried out, in which was necessary to evaluate the organization needs, with the Quality Manuals aid, in order to achieve a Level C certification, since is the level of certification required to undertake cooperative partnerships between Social Security and IPSS's. The application of the C Level from the criterion 1, 2 and 3 of the Quality Manual was achieved. During this work appeared some controversies that seemed to be important to analyze, in particularly the resistance of employees and leaders. Therefore, both employees and leaders were analyzed at the several implementation periods, namely, before, during and after this application.
En la última década, tenemos verificado una reestructuración en los métodos de trabajos en las organizaciones, en particular en las IPSS’s. Cambios impuestos por la fuerte competición y por la Seguridad Social por la razón de las organizaciones cada vez más eficiente y cambios de la estrategia de gestión, teniendo una visión y el desenvolvimiento de la misión de las organizaciones. Una buena calidad cambia la vida de las organizaciones y de las personas clientes. En este ámbito el diagnostico realizado en Portugal deja a descubierto las necesidades de uniformizar la prestación y cuidaos y los graves problemas de gestión. Teniendo el instituto de la seguridad social, haciendo publico los “Los manuales de Calidad” fuertemente inspirados en el modelo EFQM y en ISO 9001:2000, para que las IPSS’s lo implementasen. El objetivo de la implantación de los manuales de calidad, tranquiliza la mejoría del funcionamiento de las organizaciones, reduce los gastos, recursos y mejora de los servicios prestados. Llevando a cabo manojear todas las actividades, incluso actividad financiera, o no financieras, recorriendo a la mejoría continua. En este ámbito nos proporciona la posibilidad de iniciar la implementación del Sistema de Gestión de Calidad en una IPSS. Trabajo que en lo cual fue necesario hacer una evaluación de las necesidades existentes en la organización, mediante los Manuales de Calidad por el alcance del certificado de Nivel C, siendo este nivel de certificación obligatoria para la realización de parecerías de cooperación entre Seguridad Social y las IPSS´s. fue corregida la implementación del nivel C de los criterios 1, 2, y 3del Manual de Calidad. Del trabajo me surgen punto que me parecen importantes analizar, nómadamente la resistencia de los colaboradores y de los lideres. Así se analiza tanto por parte de los lideres como de los colaboradores en varios momentos de la implementación, es decir que antes de se implementar la SGQ y la mejoría continua en SGQ en la IPSS y los colaboradores.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1494
Appears in Collections:GA - Dissertações de Mestrado

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