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Title: O design como veículo para o desenvolvimento de um produto de calçado com a cultura do norte : criação de um produto caracterizado pelas transferências de valores entre o artesanato e a indústria
Authors: Ribeiro, Pedro Joaquim Teixeira
Advisor: Aparo, Ermanno
Rodrigues, Helena Santos
Keywords: Indústria vs artesanato;Valores;Identidade;Personalização;Industry vs handmade;Values;Identity;Personalization
Issue Date: 6-Mar-2015
Abstract: Esta investigação pretende salientar a importância de reconhecer as práticas e os valores existentes na cultura de produção de calçado Português, para a criação de um produto que materialize a sua forma, materiais e técnicas cruzando a experiencia da produção industrial com a artesanal. Pretende-se concretizar uma aliança entre uma cultura produtiva artesanal da chanca de Ponte de Lima e a produção industrial do sector do calçado que caracteriza o norte do país actualizando as linhas, matérias e formas de produzir, relacionado lugares e artefactos, e mostrando a relevância do desenvolvimento de produtos agregados a valores sem descaracteriza-los. Utilizando uma reflexão projectual, quer-se criar por meio do design, valores e objectivos de um lado pelo lugar do outro relacionado pela produção industrial, aproveitando o know-how existente na produção de calçado em Portugal, pois a indústria de calçado é um excelente exemplo de modernização da economia portuguesa (APICCAPS, 2010). Esta metamorfose, inserida no modelo proposto, permite a sua sobrevivência numa indústria, que tem como objectivos primordiais, hoje em dia, a produção em massa e a “procriação” de produtos idênticos aos já existentes no mercado. Assim, esta ligação entre Design, Industria e Artesanato valida o percurso proposto, contíguo e fundamental na criação de produtos diferenciadores
This research aims to highlight the importance of recognizing existing practices and the cultural values of Portuguese footwear production, for the creation of a product embodying its form, materials and technical experience across the industrial production with artisanal values. Thus, we intend to demonstrate new forms of relationships between places and artifacts showing the relevance of the development of related product values, without mischaracterize them, so that they can live side by side with industry. Using a project- reflection we intend to create through design, values and objectives related to, on one side with place and on the other side with industrial production, leveraging existing know-how in shoe production in Portugal, because footwear industry is an excellent example of modernization of the Portuguese economy giving us the ability to open new product scenarios (APICCAPS, 2010). This metamorphosis, inserted in the proposed model, allows its survival in an industry that has, as main objectives, today,the mass production and the "breeding" of identical products already on the market. Thus, this link between Design, Industry and Crafts validates the route proposed, continuous and instrumental in the creation of differentiated products.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1498
Appears in Collections:DES - Dissertações de Mestrado

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