Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1499
Title: O contributo da inovação para a competitividade das organizações : estudo de caso
Authors: Rodrigues, Paulo
Veiga, José Miguel
Poças, Vitória Manuela de Almeida
Keywords: Inovação
Competitividade
Diferenciação
Organizações
Innovación
Competitividad
Diferenciación
Organizaciones
innovation
Competitiveness
Differentiation
Organizations
Issue Date: 9-Mar-2016
Abstract: As exigências e a globalização dos mercados atuais, assim como a competitividade entre organizações ditam a necessidade urgente destas se diferenciarem. Esta diferenciação pode passar pelo incremento da inovação nas organizações, como fator chave para a sustentabilidade e competitividade das mesmas. A utilização eficiente de recursos aliada à capacidade de investigação, desenvolvimento e inovação em todos os setores da economia pode favorecer a competitividade entre as organizações e impulsionar a criação de emprego, promovendo-se desta forma um crescimento sustentável. As organizações devem estar abertas à mudança e ter a capacidade de criar as condições propícias à implementação da inovação pelos seus recursos humanos, potenciando e otimizando desta forma os recursos que possui. Pretende-se, neste trabalho, demonstrar qual o contributo da inovação para a competitividade das organizações, com recurso a um estudo de caso. A componente teórica aborda a temática em estudo num percurso enquadrado com os objetivos propostos. Enquanto a abordagem empírica é baseada numa análise quantitativa e qualitativa, tendo sido aplicado um questionário a todos os colaboradores da empresa e efetuada uma entrevista semiestruturada ao diretor. Os dados obtidos dos questionários foram tratados com recurso ao SPSS e aos da entrevista foi feita análise de conteúdo. Os resultados obtidos reportam-se à amostra e não à população e os mesmos demonstram que a inovação contribui para a competitividade da empresa. As principais conclusões ditam que a empresa se torna mais competitiva graças ao modelo de negócio inovador implementado, assim como na aposta pela qualidade, foco no cliente e excelência do serviço. A implementação da inovação permite reduzir o tempo de resposta às necessidades dos clientes, aumentar a satisfação dos colaboradores e melhorar a prestação dos serviços. Detetaram-se como as maiores dificuldades na implementação da inovação: a falta de ambição, a falta de recursos, a burocracia e a motivação dos colaboradores.
Los requisitos y la actual globalización de los mercados y la competitividad de las organizaciones dictan la necesidad urgente de que éstas se diferencien. Esta diferenciación puede ir a través de la promoción de la innovación en las organizaciones, como factor clave para la sostenibilidad y la competitividad. El uso eficiente de los recursos y la capacidad de investigación, desarrollo y innovación en todos los sectores de la economía pueden fomentar la competitividad de las organizaciones y la creación de empleo, promoviendo así el crecimiento sostenible. Las organizaciones deben estar abiertas al cambio y tener la capacidad de crear las condiciones para la aplicación de la innovación por parte de sus recursos humanos, mejorando y optimizando de esta manera los recursos que tiene. El objetivo de este estudio fue demostrar la contribución de la innovación para la competitividad de las organizaciones, mediante un estudio de caso. Los enfoques teóricos del tema en estudio están enmarcados con los objetivos propuestos. El enfoque empírico se basa en un análisis cuantitativo y cualitativo, se aplicó un cuestionario a todos los empleados de la empresa e hizo una entrevista semiestructurada al director. Los datos obtenidos de los cuestionarios fueron procesados con el SPSS y se hizo análisis de contenido a la entrevista. Los resultados se refieren a la muestra y no al pueblo y demuestran que la innovación contribuye para la competitividad de la empresa. Las principales conclusiones establecen que la empresa es más competitiva gracias al modelo de negocio innovador implementado, así como el compromiso con la calidad, la orientación al cliente y la excelencia en el servicio. La implementación de la innovación reduce el tiempo de respuesta a las necesidades del cliente, mejora la satisfacción de los empleados y mejora la prestación de servicios. Son detectados como las principales dificultades en la aplicación de la innovación: la falta de ambición, la falta de recursos, la burocracia y la motivación de los empleados.
The requirements and the current globalization of markets and competitiveness among organizations dictate the urgent need for these to differentiate. This differentiation can go through the fostering of innovation in organizations, as a key factor for the sustainability and competitiveness. Efficient use of resources coupled with the ability to research, development and innovation in all sectors of the economy can foster competitiveness among organizations and boost job creation, promoting in this way sustainable growth. Organizations must be open to change and have the ability to create the conditions for implementation of innovation by its human resources, enhancing and optimizing this way the existing resources. The aim of this study was to demonstrate that the contribution of innovation to the competitiveness of organizations, using a case study. The theoretical approaches the theme in a study framed route with the proposed objectives. While the empirical approach is based on a quantitative and qualitative analysis and applied a questionnaire to all company employees and made one semi-structured interview with the director. The data obtained from the questionnaires were processed using the SPSS and the interview was conducted content analysis. The results relate to the sample and not to the population and they demonstrate that innovation contributes to the company's competitiveness. The main findings dictate that the company becomes more competitive thanks to the innovative business model implemented, as well as the commitment to quality, customer focus and service excellence. The implementation of innovation reduces the response time to customer needs, enhance employee satisfaction and improve service delivery. They are detected as the major difficulties in the implementation of innovation: the lack of ambition, lack of resources, bureaucracy and motivation.
Description: Mestrado em Gestão das Organizações: Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1499
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vitoria_Pocas.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.