Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1503
Title: Olhar para o céu: a criança e a astronomia
Authors: Peixoto, Ana Maria Coelho de Almeida
Curval, Ana Sofia Marafona
Keywords: Ciências
Educação pré-escolar
Fenómenos astronómicos
Science
Preschool education
Astronomic events
Issue Date: 30-Jul-2013
Abstract: A educação pré-escolar revela-se fundamental no desenvolvimento integral da criança pois é neste espaço que a criança começa a contactar e experimentar com situações e fenómenos diversificados. O presente relatório emerge da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e foi desenvolvido num Jardim de infância do Agrupamento da Abelheira no concelho de Viana do Castelo. Este relatório encontra-se estruturado em três partes. Nesta primeira parte é apresentada a caracterização do meio, do jardim de infância e do grupo das crianças onde decorreu a PES II. Na segunda parte apresenta-se um estudo realizado nesse contexto focado na questão de investigação: “É possível alterar conhecimentos de crianças de 5 e 6 anos acerca de fenómenos astronómicos?”. Para o efeito foram definidos quatro objetivos de modo a dar resposta á questão formulada. Apoiado numa metodologia qualitativa, centrada num desenho de investigação-ação, contou com 21 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. Nele foram desenvolvidas doze atividades focadas na temática abordada e através das quais se pretendeu avaliar as aprendizagens das crianças relativamente a conceitos de astronomia. Como instrumentos de recolha de dados optou-se pela observação apoiada por registos audiovisuais, notas de campo e desenhos realizados pelas crianças. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo. Os resultados do estudo indicam que apesar do tema não ser muito abordado nesta etapa educativa, a maioria das crianças já manifestava algumas ideias prévias sobre os diferentes fenómenos abordados. Após a realização das diferentes atividades a maioria das crianças revelou ter compreendido os diferentes conceitos, verbalizando e identificando corretamente: as fases da Lua; a forma, denominação e características do Planeta Terra; posicionamento e algumas características dos Planetas do Sistema Solar e a compreensão da ocorrência dos fenómenos de dia e noite. Algumas crianças manifestavam ainda ter alguns conhecimentos acerca do movimento de rotação e translação do Planeta Terra. Na terceira parte deste relatório efetua-se uma reflexão final sobre toda a PES.
Preschool education is seen as something essential for the development of a child, as it is in this place that the child begins to contact and experiment with several different kinds of situations. This following report emerges from a Supervised Teaching Practice II (PES II) in the Master Degree in Preschool Education and has been developed in the Kindergarten Agrupamento da Abelheira in Viana do Castelo. The structure of this report is divided in three parts. In the first part, we can find the characteristics of this level of education, this Kindergarten and of the children group used in this study. In the second part there’s a study made in this context which is based in the following research question: “Is it possible to change the knowledge of 5 and 6 years old children about astronomic facts?” For that matter, there have been defined four goals. Supported by a qualified methodology and a based on an experimental kind of research, this study was followed through in a group of 21 children at the age of 5 and 6. In this group, there were developed 12 activities based on this main theme, from which we could evaluate the development of the children’s learning skills in the Astronomy’s concepts. To proportionate us all the data needed in this study; we have chosen methods such as video recordings of the children’s behavior, our own observation notes and drawings made by the children. All the collected data has been used in a strict analysis of context. The results of this study have shown that although this type of subject isn’t used much during this phase of education, most of kids did have some preconceived ideas on the topics discussed. After having done all of the activities, most of children appeared to have understood all of the different concepts and were able to correctly identify and verbalize the: Moon phases; the shape, name and characteristics of the Planet Earth; the position and some of the characteristics of the other Planets of the Solar System; and the phenomenon of day and night. Some of the children seemed to have knowledge about the rotation and translation of the Planet Earth. In the third and final part of this report, we have made a final reflection on the entire PES.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1503
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Curval.pdf2.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.