Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1506
Title: Cientistas numa sala de pré-escolar
Authors: Carmo, Cláudia Marina Pereira do
Advisor: Peixoto, Ana Maria Coelho de Almeida
Keywords: Educação pré-escolar;Episódios de vida dos cientistas;Descobertas;Cientistas;Aprendizagem das ciências;Atividades práticas;Pre-school education;Episodes of life scientists;Discoveries;Scientists;Science learning;Practical activities
Issue Date: 11-Feb-2015
Abstract: Este relatório enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em educação Pré-Escolar contemplando três partes que dizem respeito à caracterização do contexto educativo, a um estudo desenvolvido em contexto de prática de ensino supervisionada (PES II) e por fim uma reflexão final sobre toda a prática de ensino supervisionada desenvolvida em contexto pré-escolar. O estudo acima referido desenvolveu-se em torno da questão de investigação: “É possível dar a conhecer a vida e as descobertas de alguns cientistas de modo a que crianças dos 3 aos 6 anos relacionem e entendam essas descobertas?”. Apoiado numa metodologia qualitativa de natureza interpretativa com um desenho de estudo de caso, recorreu-se a vários instrumentos e técnicas de recolha de dados recorrendo a entrevistas onde se pretendia avaliar as conceções das crianças sobre a vida e trabalho dos cientistas,observações apoiadas em registos audiovisuais, notas de campo, análise documental e desenhos das crianças, também eles sujeitos a análise de conteúdo. A recolha de dados deste estudo foi realizada num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo do Agrupamento de Escolas de Monserrate e envolveu 22 crianças da sala onde decorreu a PES II. Assim neste estudo foi dada a conhecer a vida de Arquimedes, Galileu, Newton e Marie Curie. Para dar a conhecer a vida e algumas descobertas desses cientistas foram contadas e dramatizadas histórias. Essas histórias foram adaptadas e enriquecidas com conceitos envolvendo temas das ciências relacionados com esses cientistas. Os resultados do estudo apontam para que a maioria das crianças manifesta ter compreendido os diferentes conceitos abordados, nomeadamente o de força de impulsão e força de atração gravitacional, associando os conceitos abordados aos respetivos cientistas e às suas descobertas, identificando também alguns momentos da vida desses cientistas. Apontam, ainda, no sentido de se constatar que a maioria das crianças conseguiu explicar de forma clara as suas ideias justificando sempre o porquê da sua resposta.
This report is part of the course Teaching Practice of Supervised II of the Master in Preschool education contemplating three parts which concern the characterization of the educational context, a study conducted in the context of supervised teaching practice (PES II) and order a final reflection on all supervised teaching practice developed in pre-school context. The above study was developed around the research question: "Is it possible to make known the life and discoveries of some scientists so that children from 3 to 6 years relate and understand these findings?". Based on a qualitative methodology to interpretation, with a case study design, we used the various instruments and data collection techniques using interviews where it was intended to evaluate the conceptions of children on the life and work of scientists, supported by observations records audiovisual, field notes, document analysis and drawings of children, they also subjected to content analysis. The data collection of this study was carried out in a garden for children in the municipality of Viana do Castelo Monserrate's Group of Schools and involved 22 children's room ensued PES II. So this study was made known the life of Archimedes, Galileo, Newton and Marie Curie. To make known the life and some findings of these scientists were counted and dramatized stories. These stories were adapted and enriched with concepts involving themes of science related to these scientists. The results of the study indicate that most children manifest have understood the different concepts discussed, in particular the buoyant force and gravitational force, combining the concepts addressed to the respective scientists and their discoveries, also identifying some moments of life of these scientists. Point, yet, in order to see that most children could clearly explain their ideas always justifying why your answer.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1506
Appears in Collections:FEI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia_Carmo.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.