Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1508
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dc.contributor.advisorPereira, Pedro Joaquim Teixeira-
dc.contributor.authorRolo, Cláudia Gonçalves-
dc.date.accessioned2016-04-01T16:44:36Z-
dc.date.available2016-04-01T16:44:36Z-
dc.date.issued2016-03-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1508-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractNeste relatório final apresenta-se o trabalho desenvolvido na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, num contexto de 2º Ciclo do Ensino Básico, em que se lecionaram: Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. Nesta última disciplina desenvolveu-se uma investigação que teve como principal objetivo contrariar a comprovada passividade dos alunos, de uma turma do 5º ano de escolaridade, através da implementação da Flipped Classroom. Nesta metodologia de ensino e aprendizagem recorre-se às TIC para inverter a abordagem tradicional, isto é, como trabalho de casa, os alunos visualizam as videoaulas concebidas pela professora, nas quais são explicados e testados os conteúdos, libertando tempo para o aprofundamento dos conhecimentos e desenvolvimento de competências através da resolução de problemas, do trabalho colaborativo, do esclarecimento entre pares e da discussão. Na realização deste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, privilegiando a recolha de dados através de questionários, observações e documentos produzidos pelos participantes. Na análise de dados utilizou-se uma narrativa descritiva e interpretativa das diferentes situações de aprendizagem. O estudo permitiu concluir que: (i) a Flipped Classroom é exequível no ensino da História e Geografia de Portugal; (ii) uma ínfima parte dos alunos não visualizou todas as videoaulas à semelhança do boicote que fazem à exposição tradicional; (iii) o tempo despendido na planificação, gravação e edição das videoaulas foi sobejamente compensado pelas reações e pelos resultados dos alunos; (iv) os alunos enriqueceram o seu vocabulário sobre o conhecimento do mundo ao pausar e repetir as explicações; (v) as relações aluno-aluno e professora-aluno saíram reforçadas; (vi) os alunos tornaram-se mais independentes na realização do trabalho de casa; (vii) as videoaulas facilitaram o registo autónomo de apontamentos; (viii) alteraram-se as hierarquias dentro da turma e (ix) os alunos tornaram-se mais conscientes e responsáveis pela sua aprendizagem e pela dos seus colegas.por
dc.description.abstractThis final report presents the work done in the course of Supervised Teaching Practice in the context of the 2nd cycle of basic education in the following subject areas of knowledge: Portuguese, Mathematics, Natural Sciences, History and Geography of Portugal. The last subject has developed into an investigation that aimed to counter the proven passivity of students in a class of 5th graders through the implementation of Flipped Classroom. This teaching and learning methodology refers to the technology to reverse the traditional approach so students visualize as homework the video classes designed by the teacher. The contents of the methodology are explained and tested by freeing up time for the completion of knowledge and development of skills through problem solving, collaborative work, doubts among peers, and discussion. To carry out this study we chose a qualitative research methodology focusing on data collection through questionnaires, observations, and documents produced by the participants. Data analysis used a descriptive and interpretative narrative of different learning situations. The study concluded that: (i) the Flipped Classroom is practicable in the teaching of History and Geography of Portugal; (ii) a fraction of the students did not visualize all video classes as the boycott that they make in the traditional exhibition; (iii) the time spent in planning, recording and editing of video classes has been more than offset by their reactions and student outcomes; (iv) students enrich their vocabulary on the knowledge of the world to pause and repeat the explanations; (v) the relationship student-student and teacher-student came out strengthened; (vi) students become more independent in carrying out the homework; (vii) the video classes facilitated the independent registration of notes; (viii) hierarchies have changed within the group and (ix) students become more aware and responsible for their learning and the learning of their peers.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFlipped classroompor
dc.subjectHistória e Geografia de Portugalpor
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopor
dc.subject2º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectFlipped classroompor
dc.subjectHistory and Geography of Portugalpor
dc.subjectInformation Technology and Communicationpor
dc.subject2nd cycle of basic educationpor
dc.titleFlipped classroom: educar para o século XXI em História e Geografia de Portugalpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclo)por
dc.identifier.tid201661365-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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