Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1511
Title: Criação e dinamização da área da biblioteca como espaço propulsionador da literacia emergente
Authors: Sampaio, Anabela Correia Torres
Silva, Liliana Sofia Oliveira e
Keywords: Educação pré-escolar
Literacia emergente
Literatura infantil
Família
Biblioteca
Preschool education
Emergent literacy
Children's literature
Family
Library
Issue Date: 11-May-2012
Abstract: O presente trabalho de investigação pretende evidenciar a prática de ensino supervisionada, que tomando como referência a literacia emergente em contexto de jardim-de-infância, através de um processo reconstrutivo, procura criar e dinamizar um ambiente promotor de literacia emergente na sala de atividades. Neste sentido, a minha investigação teve como principais objetivos: criar, organizar e dinamizar o espaço da área da biblioteca na sala de atividades, que não estava a ser devidamente explorado pelas crianças, de modo a aproveitar as suas potencialidades, compreender como se processam as interações entre as crianças nesse espaço e avaliar até que ponto é que essas interações são significativas para o desenvolvimento das crianças, tendo como ajuda o papel das famílias, que também têm um papel fulcral, promotor de literacia nas crianças. As experiências de aprendizagem foram estruturadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança, de acordo com os seus interesses e as suas necessidades. Em termos metodológicos, optou-se por uma metodologia investigação-ação de natureza qualitativa, tendo sido utilizadas as seguintes técnicas de recolha de dados: observação participante, notas de campo, registos das crianças e registos fotográficos e gravação de áudio. Esta recolha só foi possível através de um percurso pedagógico formado por várias atividades, implementadas entre os meses de Outubro de 2011 a Janeiro de 2012. As atividades desenvolvidas centraram-se no desenrolar de atividades integradoras e transversais como contributo para a construção de saberes, no âmbito da literacia emergente, contribuindo para um desenvolvimento mais abrangente e um desenvolvimento das capacidades da criança.
This research work aims to highlight the supervised teaching practice, which by reference to the context of emergent literacy in kindergarten-age through a reconstructive process, seeks to create and foster an environment for promoting emergent literacy activities in the room. In this sense, my research had as main objectives: to create, organize and streamline the space of the library area in the activities room, which is not being properly used by children in order to harness their potential, to understand how we process interactions among children in this space and assess to what extent these interactions are significant for the development of children, with the help of the role of families, who also have a key role, promoting literacy in children. The learning experiences were structured taking into account the development of the child, according to their interests and needs. In methodological terms, we chose an action research methodology of qualitative nature, the following techniques of data collection were used: participant observation, field notes, records of children and photographic records and audio recording. This collection was possible through an educational course consisting of various activities implemented between the months of October 2011 to January 2012. The activities focused on the unwinding of cross-cutting and integrative activities as a contribution to the construction of knowledge in the context of emergent literacy, contributing to a more comprehensive development of children's abilities.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1511
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Liliana_Silva.pdf3.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.