Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1513
Title: A importância da compreensão na resolução de problemas de processo: um contributo para a educação pré-escolar
Authors: Fonseca, Lina Maria Dias da
Soares, Cláudia Sofia Martins
Keywords: Educação pré-escolar
Resolução de problemas
Tipos de problemas
Compreensão de textos
Preschool education
Problem solving
Types of problems
Texts understanding
Issue Date: 4-May-2012
Abstract: O presente relatório está integrado na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório divide-se em quatro partes, sendo que na primeira parte é apresentada a caracterização do contexto e do grupo de crianças; na segunda parte são apresentadas duas das planificações desenvolvidas cuja seleção se encontra devidamente fundamentada; na terceira parte é apresentado um estudo de investigação em educação matemática que tem como principal objetivo saber de que forma é que a compreensão de um problema realizado por uma criança em idade pré-escolar influencia a sua resolução; e, por fim, na quarta parte apresenta-se uma reflexão sobre as experiências vivenciadas no 1º CEB e no Pré-Escolar. Destaco com relevância a terceira parte deste relatório que, como já foi referido, apresenta um estudo de investigação sustentado por três questões de investigação: (1) Como é que as crianças compreendem o problema?; (2) Que dificuldades é que emergem dessa compreensão?; (3) Que estratégias usam para resolver os problemas?. Este estudo foi orientado por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, que adotou o desenho de estudo de caso. O caso foi constituído por dez crianças com cinco anos de idade do jardim-de-infância do contexto onde decorria a Prática de Ensino Supervisionada II. Para a recolha de dados foram utilizadas diversas técnicas, como: tarefas de resolução de problemas, entrevistas, gravações áudio-vídeo, documentos e notas de campo. As tarefas incidiam sobre problemas de processo e constituíram a fase fundamental de toda a investigação, surgindo sempre integradas nas planificações desenvolvidas no contexto. Através da análise dos dados recolhidos verificou-se que as crianças estavam motivadas para a resolução de problemas de processo e utilizaram estratégias diferentes na resolução. No entanto, evidenciaram que algumas das dificuldades apresentadas na resolução emergiram da falta de compreensão do enunciado, apresentado oralmente.
This report is integrated into the course Supervised Teaching Practice II of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. This report is divided into four parts , with the first part lists the characteristics of the context and group of children , in the second section addresses two of the lesson plans developed whose selection is reasoned, the third part presents a research study on mathematics education research that the main goal is to know how the understanding of a problem by a child preschool influences their resolution, and, finally, the fourth part presents a global reflection on experiences lived in a primary school and preschool. Highlight the relevant third part of this report, as already mentioned, presents a research study supported by three research questions: (1) How do children understand the problem? , (2) What difficulties do arise from this understanding?, (3) What strategies are used to solve problems? This study was guided by a methodology of qualitative research, which adopted the design of case study. A group of ten preschool children of five years old constitute the case. For data collection were used several techniques, such as problem-solving tasks, interviews, audio -video recordings, documents and field notes. The tasks focused on process problems and formed the fundamental phase of this research study, appearing always integrated in the planning developed in the context. By analyzing the data collected it was found that the children were motivated to solve process problems and they used different strategies in the resolution. However, they evidence that some of the difficulties presented in the resolution emerged from the lack of understanding of the problem, presented orally.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1513
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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