Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1519
Title: Implicações para a educação em ciências resultantes de uma ação pedagógica com orientação CTS, com alunos do 5º ano do 2º CEB
Authors: Oliveira, Joana Maria Guimarães de
Neves, Maria Luísa Vieira das
Garcia, Vicente Lima
Keywords: Educação em ciências
Interações ciência-tecnologia-sociedade
Orientações CTS
5º ano de escolaridade
Science education
Interaction science-technology-society
STS orientation
5th grade
Issue Date: 17-Dec-2015
Abstract: Este estudo realizou-se aquando a realização da Prática de Ensino Supervisionado (PES II), envolvendo uma turma do 5º ano de escolaridade. A interação que ocorreu com os alunos e o professor-investigador antes da regência da disciplina de ciências naturais permitiu verificar um desinteresse pela disciplina, quando submetidos a um modelo de ensino-aprendizagem centrado na transmissão-receção. Esta situação levou a que os alunos adquirissem uma imagem deformada de Ciência, não a encarando como um corpo de conhecimentos vivo, não a relacionando com problemas do quotidiano e não discutindo as interações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade. Assim, pretendeu-se desenvolver uma ação pedagógica, no tema “Célula – unidade básica de vida”, que permitisse mostrar aos alunos as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), verificando em simultâneo as implicações para as aprendizagens decorrentes deste processo, bem como o seu contributo para melhorar a imagem que tinham da disciplina de ciências naturais. Idealizaram-se, conceberam-se e aplicaram-se materiais didático-pedagógicos variados, procurando incorporar os conteúdos programáticos a situações reais do quotidiano dos alunos, de modo a melhorar os seus níveis de literacia científica e tecnologia, e potencializar a aquisição de competências e atitudes, determinantes na formação de indivíduos democraticamente ativos e informados, capazes de tomarem decisões relativas à evolução científica e tecnológica. Optou-se por uma metodologia qualitativa, tendo-se privilegiado como métodos de recolha de dados a observação, notas de campo, questionários, focus group, análise documental e gravações áudio e vídeo. Os resultados apurados após a fase de análise dos dados são encorajadores, indicando que a ação pedagógica com orientação CTS desenvolvida contribuiu para as aprendizagens dos alunos, melhorando em paralelo as suas conceções sobre interações CTS e a imagem que estes possuíam da disciplina de ciências naturais
This study was developed during the Supervised Teaching Practice, involving a 5th grade class. The interaction that occurred between the students and the teacher-researcher before conducting the discipline of natural science, allowed to verify a disinterest for this subject when students were faced with a teaching-learning model focused on transmission-reception. This situation leads students to have a deformed image of Science, not facing it as a living body of knowledge, not relating it to their day-to-day problems and not discussing the relations between Science, Technology and Society. Thus, it was intended to develop a pedagogical action, on the theme “The Cell- the basic unit of life”, that would allow show students the Science, Technology and Society relations (STS), checking simultaneously the implications of this process on learning, as well as its contribution to improving the image of the subject natural sciences. In order to do this, it was essential to use diversified activities and methods, as well as adequate support materials. Therefore, we created, developed and then applied various didactic-pedagogic materials for this purpose, seeking to incorporate the syllabus to real day-to-day life situations, in order to improve their science and technology literacy and enhance skills and attitudes acquisition, decisive in the formation of democratically active and informed individuals, capable of making decisions in regards to scientific and technological developments. We opted for a qualitative methodology, having been privileged as methods of data collection observation, field notes, questionnaires, focus groups, documentation analysis and video and audio recordings. The results obtained after the data analysis are encouraging, indicating that the developed pedagogical action, with STS orientation, contributed to students learning, improving in parallel, their conceptions about STS interactions and the image they have on the subject of Sciences.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1519
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vicente_Garcia.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.