Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1520
Title: O uso do microscópio como ferramenta motivacional para a aprendizagem das ciências naturais
Authors: Oliveira, Joana Maria Guimarães de
Neves, Maria Luísa Vieira das
Abreu, Catarina Losa Capitão de
Keywords: Motivação
Ensino-aprendizagem
Microscópio ótico
Ciências naturais
Motivation
Teaching and learning
Optical microscope
Natural science
Issue Date: 29-Mar-2016
Abstract: Neste relatório final é apresentado o trabalho desenvolvido no âmbito da PES II, na qual foi desenvolvida uma investigação na disciplina de Ciências Naturais. A observação realizada durante o desenvolvimento da PES II, com uma turma do 5º ano de escolaridade, permitiu constatar a existência de comportamentos menos satisfatórios associados à falta de motivação e interesse que muitos alunos apresentavam para as atividades escolares. Com o intuito de reverter esta situação, e tendo em conta o tema a lecionar “A célula – unidade da vida”, optou-se pela realização de aulas práticas com utilização do microscópio ótico. O objetivo era motivar os alunos, envolvendo-os mais nas suas aprendizagens e assim melhorar o seu comportamento em sala de aula. Para aferir dos resultados alcançados foi realizada uma investigação de cariz qualitativo. Os métodos de recolha de dados utilizados foram os característicos deste tipo de investigação, nomeadamente a observação participante, inquérito por questionário e por entrevista, notas de campo e análise documental. A intervenção pedagógica foi realizada ao longo de seis aulas, sendo que a primeira aula foi dedicada à introdução do tema a trabalhar e a última aula à realização de uma síntese acerca do mesmo. As restantes aulas foram dedicadas à realização de atividades práticas com o uso do Microscópio Ótico. A análise dos dados obtidos aponta no sentido de que o uso do Microscópio Ótico contribui para aumentar a motivação dos alunos nas aulas de Ciências Naturais e, consequentemente melhorar o seu comportamento em sala de aula.
This final report presents the work done within the PES II, in which an investigation was developed in the discipline of Natural Sciences. The observation made during the development of PES II, with a 5th grade class, revealed the existence of less satisfactory behaviors associated with a lack of motivation and interest that many students had towards school activities. In order to reverse this situation and taking into account the subject to teach "The cell - unity of life", we opted for conducting practical classes using the optical microscope. The goal was to motivate students by involving them more in their learning and thus improving their behavior in the classroom. To assess the results achieved a qualitative research was conducted. Data collection methods used were the characteristic of this type of research, including participant observation, questionnaire survey and interview, field notes and document analysis. The educational intervention was carried out over six classes. The first class was dedicated to the introduction of the theme to work and the last class to carry out a summary about it. The remaining classes were dedicated to practical activities using the optical microscope. The data analysis points towards that the use of Optical Microscope helps to increase the motivation of students in natural science classes and consequently improve their behavior in the classroom.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1520
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Catarina_Abreu.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.