Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1526
Title: Abordagens interdisciplinares no ensino da expressão plástica no 1º ciclo de ensino básico
Authors: Queirós, Susete Liliana Reis
Advisor: Correia, Anabela da Silva Moura
Issue Date: 3-Jun-2011
Abstract: A finalidade desta investigação consistiu em investigar as práticas de professores generalistas no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e a forma como estes desenvolvem a Expressão Plástica e a nterdisciplinaridade, especificamente no Centro Escolar de Entre-Ambos-os-Rios, Ponte da Barca, norte de Portugal. Este estudo envolveu trinta alunos de duas turmas de 3º e 4º anos de escolaridade e duas professoras titulares, tendo-se iniciado com a revisão de literatura sobre o papel da Educação Artística e da interdisciplinaridade nas abordagens de arte integradas no 1º CEB e a formação profissional com particular referência ao contexto português. A investigação qualitativa, caracterizou-se por uma abordagem metodológica de carácter misto e natureza interpretativa: Estudo de Caso, uso de observação não-participante de seis aulas, conversas informais com as professoras e questionários aos alunos. Os dados recolhidos no trabalho de campo, foram analisados e avaliados e permitiram verificar a forma como a Expressão Plástica tem vindo a ser abordada neste contexto, assim como as abordagens interdisciplinares, nem sempre concretizadas da forma mais adequada. Os resultados desta análise mostraram que as crianças demonstraram grande entusiasmo e motivação relativamente às actividades da Expressão Plástica. Também foi demonstrado que as duas professoras reconheceram o valor da Expressão Plástica e da Interdisciplinaridade neste grau de ensino, evocando as suas lacunas ao nível do desenvolvimento curricular, e que ambas foram unânimes em reconhecer a necessidade da sua escola promover formação nesta área o que lhes daria a oportunidade de se enriquecerem profissionalmente e a nível pessoal. O estudo concluiu que essa formação de professores é crucial para a qualidade do desenvolvimento artístico das crianças, que as artes facilitam a promoção da interdisciplinaridade e recomenda mais investigação usando um método de investigação-acção que permita testar novas ideias através de práticas artísticas com a finalidade de responder às necessidades das crianças.
The aim of this study was to investigate generalist teacher`s practices at Primary Education level and the way they develop Plastic Expression and interdisciplinarity, with particular reference to the Centro Escolar de Entre-Ambos-os-Rios, Ponte da Barca, in Northen Portugal. This research involved thirty children of two classes of 3th and 4th year of Primary level and two generalist teachers. The research began with a review of literature on the role of art education, interdisciplinarity through integrated arts and professional training with reference to the Portuguese context. The methodological approach was qualitative research of an interpretativist and combined nature: Case Study, using non-participative observation of six lessons, informal conversations with both teachers and children. The data collected during the fieldwork were analysed and evaluated and this allowed the researcher to verify the problems of Plastic Expression and interdisciplinary approaches in this context. The results of the analysis of the collected data revealed that children demonstrated great enthusiasm and motivation regarding Plastic Expression. It was also demonstrated that the two teachers recognized the importance of this subject and its interdisciplinary nature at the primary level and both teachers were unanimous about their need for professional training in this area and they believe this training would give them the opportunity to enrich themselves professionally and personally. This case study concluded that the training of generalist teachers is crucial for the quality of children’s artistic development and that arts facilitate the promotion of interdisciplinarity. This study also recommends further research about the role of arts using an action- research method in order to test out specific ideas through artistic practices with the aim to meet children’s needs.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1526
Appears in Collections:AE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Susete _Queirós.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.