Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1531
Title: Formação em teatro e formação de públicos
Authors: Mourão, Luís Alberto de Seixas
Gama, Manuel Carlos Lobão de Araújo e
Keywords: Políticas culturais
Formação de públicos
Públicos da cultura
Práticas culturais
Ensino artístico e formação em teatro
Cultural politics
Audience education
Cultural audience
Cultural practice
Artistic education and theatrical studies
Issue Date: 22-Jun-2011
Abstract: A democratização cultural, não só enquanto estratégia de formação de públicos, mas também com a função de alargamento de criadores e produtores culturais, é um dos eixos fundamentais para o desenvolvimento de uma política cultural sustentada. Para o efeito deve dar-se especial atenção à educação artística, à relação entre a cultura e a educação, e à dessacralização da criação e fruição com o objectivo de diminuir a distância entre a criação e a recepção cultural. Em Portugal, apesar de existir, pelo menos comparativamente com outras áreas artísticas, uma oferta formativa superior especializada, descentralizada e diversificada na área do teatro, a realidade é que o nível de adesão do público português aos espectáculos teatrais é muito baixo. Formação em Teatro e Formação de Públicos teve como objectivo avaliar o papel que as escolas de ensino artístico especializado na área de teatro têm na criação, formação e manutenção de novos públicos para a cultura em geral e para os espectáculos de teatro em particular. O contexto da investigação foi a cidade do Porto e mais concretamente a Academia Contemporânea do Espectáculo e a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. A investigação foi desenvolvida segundo o paradigma qualitativo num modelo não-experimental transversal descritivo. A nível metodológico foi seleccionado como método a análise de documentos, e o questionário foi o instrumento de recolha de dados privilegiado no estudo. Os resultados obtidos permitem reforçar a ideia de que as escolas de ensino artístico especializado na área de teatro podem ter um papel importantíssimo na criação, formação e manutenção de novos públicos para a cultura, no entanto verificou-se que nas escolas que foram objecto deste estudo a acção, neste campo específico, fica aquém do expectável e do potencial dos envolvidos. Na conclusão da investigação são apresentadas algumas sugestões que poderiam, sem grande esforço, ser implementadas nas escolas de teatro com o objectivo de promover uma ponte mais estreita entre a Formação em Teatro e Formação de Públicos.
The democratization of culture, not just as a strategy for the creation and education of audiences, but also as a means of widening the base of cultural creators and producers, is one of the fundamental bases for the development of a sustained cultural policy. Therefore, it is necessary to focus especially on artistic education, on the relationship between culture and education, and on the demystification of the creative process, all with the aim of reducing the distance between artistic creation and audience reception. In Portugal, in spite of a specialized, decentralised and diverse college level education in theatre in comparison with other artistic areas, in reality attendance rates for theatre performances are low among the Portuguese public. Theatrical Studies and Audience Education had as its aim to assess the role that Drama Schools play in creating, educating and maintaining new audiences in a wider cultural setting, and especially in connection with theatre performances. The context of the reserach was the city of Porto, specifically, Academia Contemporânea do Espectáculo and Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo of Instituto Politécnico do Porto. The research was developed according to the qualitative paradigm in a non-experimental transversal and descriptive model. The selected research methodology was documental analysis and the questionnaire was chosen as the data collection instrument in this study. The results obtained reinforce the idea that Drama Schools can play a very important cultural role in creating, educating and maintaining new audiences. However, in the schools in which this research was carried out, it was observed that, in relation to this specific field, the results do not meet expectations considering the potential of those involved. In the conclusion to this research, some suggestions are made that could be implemented quite easily in Drama Schools in order to promoting a closer link between Theatrical Studies and Audience Education.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1531
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manuel_Gama.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.