Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1532
Title: Valorização da educação artística na escola e comunidade. Uma prática diferente no agrupamento de escolas Coura e Minho?
Authors: Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Alves, Domingos Manuel Sobreira
Issue Date: 13-Jun-2011
Abstract: As potencialidades e a necessidade da Educação Artística no currículo como forma de lograr o desenvolvimento de competências transversais e, consequentemente, a construção da identidade do ser humano em termos globais, fez-me questionar sobre qual o lugar que as artes ocupam na educação contemporânea. A Educação Artística justifica-se por si, sendo a sua presença na educação básica uma mais-valia para as práticas educativas e formação integral dos jovens. Desenvolvem-se as competências da criatividade, imaginação, apreciação, elaboração e critério de selecção. Enquanto professor interrogo-me muitas vezes sobre qual a importância que a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Coura e Minho atribui à Educação Artística. Diagnosticar os efeitos do projecto Semana do Arraial Minhoto na valorização das artes no currículo escolar foi o objectivo desta investigação. Inicialmente aborda-se o lugar e o destaque que as artes ocupam no sistema educativo português, noções relacionadas com a Educação Artística assim como as suas teorias e práticas a nível nacional e internacional. Utilizou-se o estudo de caso como método de investigação, fundamentado numa metodologia mista, para o qual se lançou um questionário (n=275), uma entrevista (n=9) e efectuou-se a análise de documentos. Finalizada a pesquisa foi possível determinar alguns resultados relevantes, que confirmam a importância deste projecto na valorização da Educação Artística, nomeadamente: proporcionar aos alunos a possibilidade de apresentarem publicamente as aprendizagens efectuadas nas disciplinas de índole artística, participando em espectáculos abertos à comunidade; criar, para alguns discentes, o ponto de partida para o início de carreiras ligadas ao mundo das artes; contribuir para a melhoria do panorama cultural a nível concelhio abrangendo a comunidade educativa e a envolvente; melhorar o relacionamento escola-comunidade com uma escola aberta que apresenta publicamente as aprendizagens efectuadas.
The potentialities and the need of Art Education in the curriculum as a way of developing transversal skills and of building the identity of the human being in global terms, has made me wonder about the relevance which Art occupies in contemporary education. The Art Education is a given fact, and its presence in Basic Education is an asset for the educational practices and for young people‟s full personal growth and development. Creative skills, imagination, aesthetic appreciation, elaboration and selection criteria are developed. As a teacher I often question the importance that the Agrupamento de Escolas Coura e Minho attaches to Art Education. To make a diagnosis of the effects of the “Semana do Arraial Minhoto” project on Art valorization in the school curriculum was the goal of this research. First, it is analyzed the place and the highlight that Art occupies in the Portuguese educational system, the concepts related to the Art Education as well as its theories and practices on a national and international level. It was used the case study as a research method, based on a mixed methodology, for which was applied a questionnaire (n=275), conducted a semi-structure interview (n=9) and made some document analysis. After completing the research, it was possible to determine some relevant results that confirm the importance of this project on the valorization of Art Education, namely: to provide the students the possibility to present publicly the learning made in subjects of artistic nature, by participating in events open to the community; to create, for some students, the starting point for a career in the world of Art; to contribute for the improvement of the cultural scene at a local level, involving the educational and local community; to improve school-community relations by presenting publicly the students‟ effective learning.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1532
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Domingos_Alves.pdf8.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.