Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1533
Title: Operacionalização da expressão musical no 1º ciclo do ensino básico
Authors: Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Dias, Maria Salomé Araújo Alves
Keywords: Expressão musical
Currículo
Formação de professores
Musical expression
Curriculum
Teacher training
Issue Date: 7-Jun-2011
Abstract: O tema desta investigação prende-se com a crescente desmotivação dos alunos em relação à exploração de actividades relacionadas com a prática da Expressão Musical no 1ºCEB. Estas lacunas são diagnosticadas no 2º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de Educação Musical. Este trabalho baseia-se num conjunto de linhas metodológicas de ensino/aprendizagem, com o objectivo de dar um contributo para a minimização deste problema. Trata-se de um Estudo de Caso sustentado numa metodologia mista, com o intuito de recolher informação sobre a valorização da expressão musical no 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, à coordenadora do 1ºCEB e à subcoordenadora do 2º CEB do Departamento das Expressões, questionários aos professores do 1º Ciclo (n=51), que integram o Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa em Santa Maria da Feira, e análise documental às planificações das actividades lectivas dos respectivos professores. O quadro teórico incluiu o aprofundamento de questões relacionadas com a importância da Expressão Musical quer no currículo quer para a formação global das crianças. Os principais resultados do estudo demonstraram que não é dada grande relevância à área das expressões artísticas no processo ensino/aprendizagem, sendo a Expressão Musical abordada de forma superficial devido à falta de formação dos docentes e prioridade que os mesmos dão às áreas consideradas principais. Conclui-se que a Expressão Musical, é abordada apenas para desenvolvimento de actividades lúdicas.
The theme of this research is related to the increasing demotivation of students in relation to exploration activities related to the practice of Musical Expression in an elementary school. These gaps are diagnosed in the 2nd Cycle of Basic Education in the subject of Music Education. This work is based on a set of methodological lines of teaching and learning, with the aim of giving a contribution to minimizing this problem. This is a Case Study sustained in a mixed methodology, in order to gather information about the appreciation of musical expression in the 1st Cycle of Basic Education. Semi-structured interviews were conducted to the elementary school Coordinator and to the 2nd CEB Sub-coordinator of the Department of Expressions, surveys were carry out to teachers of the 1st cycle (n = 51) that comprise the Group of Schools Fernando Pessoa in Santa Maria da Feira, and document analysis was made to flat pattern of teaching activities of staff. The theoretical framework included the exploration of issues related to the importance of Musical Expression in both curriculum and overall formation of children. The main study results demonstrated that it isn’t given great importance to the area of artistic expression in the teaching / learning, being the Musical Expression addressed in a superficial manner because of the lack of teacher training and the priority given to subjects considered key areas. It follows then that the Musical Expression is only addressed to recreational activities.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1533
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Dias.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.