Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1534
Title: Caminhos do olhar da criança para a arte contemporânea
Authors: Correia, Manuelina Danin
Advisor: Correia, Anabela da Silva Moura
Keywords: Inovação e mudança educacional;Modelos de apreciação artística;Arte contemporânea;Innovation and educational change;Models of artistic appreciation;Contemporary art
Issue Date: 3-Jun-2011
Abstract: O objectivo desta investigação foi contribuir para melhorar as práticas da Educação Visual e Tecnológica da Escola Básica de Vila Praia de Âncora, situada no Concelho de Caminha e distrito de Viana do Castelo, investigando modelos nacionais e internacionais de apreciação artística e promovendo o contacto dos seus alunos com obras de arte, no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Artística, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A escolha dessa escola foi, em grande parte, determinada pelo facto da investigadora e docente dessa instituição pretender inovar as suas práticas artísticas e dar a conhecer aos seus alunos a Arte Contemporânea, pois embora os estudos sobre educação artística acentuem a importância e necessidade de envolver os alunos na prática e estudo das artes e da cultura, na realidade, o que se tem vindo a verificar nas escolas de ensino regular é que o ensino artístico é amplamente desvalorizado, ocupando um lugar nitidamente marginal no currículo e as abordagens feitas por professores generalistas ou especialistas, negligenciarem abordagens contextualistas e a aproximação dos alunos à obra de arte. Com o propósito de possibilitar acções de mudança, foi conduzida uma Investigação – Acção pela investigadora e par pedagógico, usando técnicas de observação, questionamento reflexivo e uma intervenção curricular para testar e avaliar modelos de apreciação artística em EVT, com uma turma de alunos com idades compreendidas entre os onze e treze anos. O estudo concluiu que a dinamização de novas estratégias tais como visita a uma galeria, encontro dos alunos com o artista, actividades de análise de imagens de obras contemporâneas de artistas nacionais e internacionais facilitaram e aprofundaram o gosto e motivação para o conhecimento e compreensão da Arte Contemporânea. Também permitiu concluir que a obra de arte surge como um suporte de aprendizagem transversal, que permite o desenvolvimento não só da consciência estética como da social e, consequentemente, promove o fortalecimento de competências críticas e verbais dos alunos. Esta investigação recomenda a continuação de outras pesquisas sobre o uso destas e de outras estratégias sobre cultura visual e a formação contínua de professores nestas áreas de conhecimento.
The aim of this research work, made as a requirement for the Master‟s Degree in Artistic Education offered by the Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, was to contribute for the betterment of the Visual and Technological practices of a school located in Vila Praia de Âncora, through the study of national and international paradigms of artistic appreciation and the promotion of artistic sensibility among the students that constituted the sample of the study. The choosing of the Vila Praia de Âncora School had to do with the fact that the researcher, as a teacher of that school, intended to innovate the artistic practices used in the school by introducing, as part of the curriculum, subject matter that would reflect the panorama of the contemporary art‟s movements. Although studies of art education emphasize the importance and necessity of involving students in practice and study of arts and culture, in reality, what has been observed in mainstream schools is that arts education is widely undervalued, occupying a marginal place in the curriculum and that the approaches made by generalist teachers or specialists, usually neglect contextualist approaches and the students „approach to art. With the purpose to enable actions of change, an Investigation was conducted - Action by the researcher and peer teaching, using observation techniques, reflexive questioning, and a curricular intervention to test and evaluate models of artistic contemplation in Visual and Technological Education with a class of students aged between eleven and thirteen. The study concluded that the stimulation of new strategies such as visiting a gallery, meeting of the students with the artist, image analysis activities of contemporary works by national and international artists, facilitated and deepened the taste and motivation for knowledge and understanding of Contemporary Art. The results of this study point to the fact that by applying new and different strategies concerning the teaching of contemporary art, the students feel more motivated and appreciative of its importance and place in the artistic world. They also emphasise, that by using different methods of teaching art, the students improve their verbal and critical competencies developing, at the same time, a social and aesthetic consciousness. Finally, the results of this study prompt further research on the use of the strategies to promote visual culture. They also call for the importance that teacher training has in the development of skills in the area under study.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1534
Appears in Collections:AE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manuelina _Correia.pdf3.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.