Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1535
Title: Alternativas didático-pedagógicas motivadoras nas atividades de expressão plástica
Authors: Ferreira, Helenilce Neves Facre
Advisor: Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Alves, João Miguel Ferreira Moura
Keywords: Educação artística;Interdisciplinaridade;Motivação;Projeto artístico;Arts education;Interdisciplinary;Motivation;Artistic project
Issue Date: 18-Nov-2015
Abstract: A escola atual, fruto do fenómeno da globalização, das mudanças ocorridas pela mudança de uma nova visão de mundo, pelo crescente processo de massificação do ensino, que valoriza cada vez mais a competitividade e o individualismo, depara-se com a necessidade de se encontrar novos métodos e estratégias de ensino/aprendizagem para o sucesso escolar do aluno. Esta realidade tem implicado novos desafios aos dirigentes das escolas e aos professores na reflexão das práticas educativas para responder à diversidade, contribuir para o enriquecimento do contexto educativo, constituindo uma oportunidade para a implementação de ações educativas inovadoras nas escolas. Assim, a presente dissertação apresenta um estudo no âmbito da educação artística, partindo da construção de um projeto artístico, desenvolvido em contexto extracurricular, ao nível da motivação e da aprendizagem. É apresentado o grau de envolvimento dos participantes na construção de um projeto artístico e as principais mais-valias no desenvolvimento de competências através das vivências inerentes à participação do projeto em si bem como as implicações nas dinâmicas motivacionais artísticas nas práticas diárias dos participantes. A metodologia usada assenta no paradigma qualitativo incidindo no estudo de caso. São descritos os instrumentos de recolha de dados, nomeadamente: observação direta, registos audiovisuais, entrevistas, questionários e produtos efetuados pelos participantes. Os principais resultados obtidos apontam para que a participação em projetos artísticos bem estruturados favorecem a aquisição de novos saberes bem como a dinamização e favorecimento da sensibilização para a importância das artes na educação integral do individuo. A implementação de projetos artísticos motivadores, por um lado envolve positivamente os participantes através das atividades e tarefas desenvolvidas. Por outro lado, envolve familiares e amigos em torno do projeto, e favorece a implementação do projeto através das cumplicidades que se vão criando em torno da sua execução reconhecendo que uma vez que, a arte desempenha um papel preponderante na formação dos alunos, contribuindo para o seu crescimento intelectual, emocional e social.
The current school, due to the phenomenon of globalization, the growing process of mass education, which values increasing competitiveness and individualism, is faced with the need to find new methods and teaching / learning strategies for school student success. This reality has meant new challenges to leaders of schools and teachers in the reflection of educational practices to respond to diversity and contribute to the enrichment of the educational context, provide an opportunity to implement innovative educational activities in schools. This study is based on the construction of an artistic project, developed in extracurricular context, aimed at simultaneously promoting motivation and student learning. The project intended to involve all participants and develop, in them, artistic skills, and stimulate motivational dynamics that are reflected in the daily practices of the participants. The methodology focused on a case study, with direct observation, audio-visual recordings, interviews and questionnaires being used as data collection instruments. The implementation of this project positively involved all the participants through the activities and tasks performed, as well as family members, which in turn favour the implementation of the project through the complicities that are created around its execution. The results indicate that participation in the project favoured the acquisition of new knowledge and the motivation of students, sensitizing all stakeholders to the importance of the arts in the integral education of the individual. It was concluded that the implementation of an art project as described here contributes significantly to the intellectual, emotional and social development of students, being a valid alternative to the traditional teaching-learning process.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1535
Appears in Collections:AE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helenilce_Ferreira.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.