Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1538
Title: O projeto artístico como instrumento de promoção de saberes, destrezas e afetos
Authors: Barros, José Manuel da Silva
Advisor: Mourão, Luís Alberto de Seixas
Keywords: Educação artística;Educação para a cidadania;Projeto artístico;As artes na escola;Artistic education;Education for citizenship;Artistic project;Arts in school
Issue Date: 17-Jul-2013
Abstract: Numa sociedade cada vez mais regida pelo paradigma económico, em que se valoriza cada vez mais a competitividade e o individualismo, a educação artística assume, no contexto da educação para a cidadania, um papel fulcral na formação do indivíduo e do ser social, através da transmissão e consolidação de valores, tais como a solidariedade, a amizade, a justiça, o pluralismo e o diálogo intercultural, com vista à inclusão, compreensão e tolerância, como princípios reguladores do bom funcionamento das sociedades democráticas. Assim, a presente dissertação apresenta um estudo no âmbito da educação, partindo da construção de um projeto artístico, desenvolvido em contexto escolar, por um grupo de alunos do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Valdevez, sob a orientação de uma equipa pedagógica, formada por docentes e técnicos daquele estabelecimento. Partindo do pressuposto que a formação da personalidade e o desenvolvimento da criatividade dos nossos alunos devem constituir uma preocupação das entidades reguladoras do sistema educativo, cabendo a responsabilidade a todos os atores educativos envolverem-se neste processo, este estudo tem como enfoque principal a descrição e avaliação das práticas pedagógicas e os seus efeitos resultantes da construção de um espetáculo musical e teatral. O tipo de metodologia utilizado é o estudo de caso. A investigação neste campo recorre a diversos instrumentos de recolha de dados, privilegiando o questionário por inquérito e a entrevista. Os resultados obtidos comprovam que o projeto artístico serve de instrumento valioso no processo de aquisição de saberes, promoção de destrezas e afetos no contexto particular do ensino profissional, contribuindo para a formação de novos públicos culturais. Neste sentido, pensamos que este estudo é uma proposta válida no panorama da Educação artística capaz de servir de exemplo e orientação para uma melhoria significativa da Educação e exercício de cidadania no mundo atual.
In a society that is ruled, more and more, by an economical paradigm where competitiveness and individualism have become important values, artistic education undertakes, in the context of education for citizenship, an important role in the development of the individual and social being by transmitting and consolidating values like solidarity, friendship, justice, the pluralism of intercultural dialogues that aim for inclusion, understanding and tolerance as principles that ensure a more effective democratic society. Thus, the present dissertation presents a study within the educational field. A project that was developed in school settings by a group of students from a professional course - “Técnico de Apoio Psicossocial” in the school, Agrupamento de Escolas de Valdevez. Under the supervision and orientation of a pedagogical team comprised of teachers and technical experts part of the school staff. Considering the assumption that contributing for a balanced personality and developing creativity should be one of the main concerns of the entities responsible for the educational system, and that all educational participants should be involved in this process, this study focuses primarily on describing and evaluating pedagogical practices and their effects upon the construction of theatrical and musical performance. The methodology used is a study case. The investigation makes use of various instruments to collect data, favoring the survey questionnaire and interviews. The results show that an artistic project is a valuable instrument in the process of acquiring knowledge, developing skills and affections in this specific type of course, contributing for a new, a more educated and cultural audience. Hence, we believe this study is a valid proposition for the educational outlook that may be used as illustration or direction for improved education as well as citizenship in today’s world.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1538
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose_Barros.pdf6.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.