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Title: Tarefas de organização e tratamento de dados: o desempenho de uma turma do 5º ano de escolaridade
Authors: Silva, Maria do Rosário da Costa e
Advisor: Vale, Maria Isabel Piteira do
Keywords: Matemática;Organização e tratamento de dados;Tarefas;Raciocínio estatístico;Construção de gráfico;Mathematics;Organization and data analysis;Tasks;Statistical reasoning;Construction of graphics
Issue Date: 30-Jun-2014
Abstract: O presente Relatório está inserido na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), tendo sido realizado no contexto do 2º ciclo do Ensino Básico, no qual foram lecionadas quatro áreas: Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Português e Matemática. Assim, na primeira parte do relatório é feita uma descrição do contexto onde decorreu a intervenção nas diferentes áreas. No final, apresenta-se uma reflexão crítica relativamente à PES I e à PES II. Na segunda parte do relatório, apresenta-se a investigação que foi desenvolvida com uma turma do 5º ano de escolaridade na área da Matemática, tendo recaído sobre o tema Organização e Tratamento de Dados. Esta teve como objetivo identificar e compreender os modos de perceção e de resposta dos alunos às situações didáticas que lhes são colocadas no âmbito da Organização e Tratamento de Dados. Assim, foram delineadas quatro questões orientadoras: (i) Como se pode caracterizar o desempenho dos alunos na realização de tarefas que envolvem os conceitos de moda e média? (ii) Como se pode caracterizar o desempenho dos alunos na realização de um projeto de natureza investigativa no âmbito da OTD? (iii) Que atitudes manifestam os alunos do 5º ano na abordagem e na realização das tarefas no âmbito da OTD? (iv) Que tipo de raciocínio utilizam os alunos no desempenho das tarefas propostas? Optou-se por uma metodologia qualitativa de natureza exploratória, tendo sido utilizados vários métodos de recolha de dados, sendo eles o questionário, observação participante, análise documental, entrevista semiestruturada em grupo, gravações de áudio e vídeo e registo fotográfico. A análise de dados permitiu concluir que os alunos apresentaram um desempenho satisfatório na realização das tarefas que lhes foram propostas. Contudo, foram detetadas algumas dificuldades na construção de gráficos e na compreensão do conceito de moda e média. Em relação ao tipo de raciocínio estatístico pode-se concluir que, perante as tarefas propostas, os alunos mobilizaram o raciocínio sobre dados, sendo este o mais utilizado, e o raciocínio sobre uma representação o menos utilizado.
This report is inserted in the disciplin of Practice of Supervised Teaching (PES II), having been done in the context of the 2nd cycle of basic education, in which four areas were taught: Natural Sciences, History and Geography of Portugal, Portuguese and Mathematics. Thus, the first part of the report is a brief description of the context in which the practice took place in different areas. In the end, a critical reflection regarding PES I and PES II is presented. The second part of this report present the research that was carried out with a group of 5th grade students in the class of mathematics, having fallen on the topic of Organization and Data Analysis. The aim was to identify and understand the modes of perception and response of students to teaching situations that they are placed within this topic. Thus, four guiding questions were outlined: (i) How can we characterize the performance of students in tasks that involve the concepts of mode and median? (ii) How can we characterize the performance of students in the realization of a project of investigative nature within the OTD? (iii) What attitudes manifest the 5th grade students in approach and carrying out tasks within the OTD? (iv) What kind of reasoning students use in the performance of the proposed tasks? A qualitative methodology of an exploratory nature was chosen and various methods of data collection were used, namely the questionnaire, the participant observation, the document analysis, the semi structured group interviews, audio and video and photographic record. Data analysis led to the conclusion that students have a satisfactory performance in the tasks that were presented to them. However, some difficulties were detected in the construction of graphics and understanding of the concept of mode and media. Regarding the type of statistical reasoning we can conclude that, given their assignments, students mobilized reasoning about data, this being the most used, and reasoning about representation, the least used.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1541
Appears in Collections:FPEB - Dissertações de Mestrado

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