Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1543
Title: PAPeLI : plataforma de apoio ao e-learning
Authors: Gomes, Bruno Soares
Advisor: Gomes, Rui
Ferreira, Vítor
Issue Date: 26-Jan-2011
Abstract: As tecnologias da informação e comunicação (TIC) criaram novos espaços na construção do conhecimento. Agora o ensino vai para além das próprias instituições e chega às empresas, às nossas casas e aos espaços sociais. Cada dia mais pessoas estudam em casa, podendo, de lá, aceder ao ciberespaço da formação e da aprendizagem à distância. O tempo de aprender já não está confinado a um lugar em determinado período do tempo, mas sim, a todo o sítio e a qualquer hora. Os conceitos: Educação a Distância, e-Learning, Trabalho Colaborativo, b-Learning, m-Learning e Web 2.0 tem hoje uma grande aceitação entre os investigadores pois na actual sociedade do conhecimento, a crescente demanda por formação, conhecimento e actualização de saberes ocorre paralelamente à disseminação das tecnologias de comunicação e informação, colocando a EaD (Ensino a Distância) num papel promissor de viabilização educacional abrangendo uma diversidade de estratégias pedagógicas. O presente artigo resulta de uma revisão bibliográfica no âmbito do e-Learning e do Trabalho Colaborativo com base na Internet. A ênfase está colocada na apresentação e discussão das mudanças introduzidas no e-Learning e no trabalho colaborativo, pelas ferramentas da Web 2.0, em contextos de formação e educação a distância. O uso pedagógico das ferramentas da Web 2.0, enquanto plataforma de e-Learning, estão a ganhar destaque no ensino superior e nas comunidades. Assim, procuro compreender o aparecimento dos termos e-learning e trabalho colaborativo, bem como analisar o estado da arte destes conceitos no nosso meio e as mudanças sofridas até ao presente. Assim poderei perceber o modo como hoje uma mudança de paradigma no ensino, afecta as instituições bem como toda a comunidade que procura o conhecimento.
The information and communication technologies (ICTs) have created new spaces in the construction of knowledge. Now the teaching goes beyond the institutions themselves and comes to business, to our homes and the social spaces. Each day more people studying at home and, from there, access the online training and distance learning. The time of learning is no longer confined to a place in a period of time, but the whole site at any time. The concepts: distance education, e-Learning, Collaborative Work, b-Learning, m-Learning and Web 2.0 is now widely accepted among researchers because in the current knowledge society, the increasing demand for training, knowledge and updating of knowledge occurs in parallel with the spread of communications technologies and information, putting DL (distance learning) in a paper promising development of educational covering a variety of pedagogical strategies. This article derives from a literature review in the context of e-Learning and Collaborative Work based on the Internet. Emphasis is placed on presentation and discussion of changes in e-learning and collaborative work, tools for Web 2.0, in contexts of training and distance education. The use of pedagogical tools of Web 2.0 as a platform for e-learning, are gaining prominence in higher education and communities. So, try to understand the emergence of the terms e-learning and collaborative work, and analyse the state of the art of these concepts in our country and the changes incurred to date. So how can see today a change of paradigm in education, institutions and affects the whole community seeking knowledge.
Description: Mestrado em Tecnologia e Gestão de Sistemas de Informação na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1543
Appears in Collections:CI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno_Gomes.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.