Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1544
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Joana Maria Guimarães de-
dc.contributor.advisorNeves, Maria Luísa Vieira das-
dc.contributor.authorNogueira, Ângela Maia-
dc.date.accessioned2016-04-27T11:30:11Z-
dc.date.available2016-04-27T11:30:11Z-
dc.date.issued2015-10-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1544-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractEste relatório final reflete o trabalho realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, na qual se desenvolveu uma investigação na área das Ciências da Natureza. A exploração do tema “A importância da água para os seres vivos” é de extrema importância para os alunos compreenderem que a água é um bem essencial e que as reservas de água potável são escassas. Sendo o Homem o principal responsável pelos problemas associados à sua preservação, pretende-se desenvolver nas crianças competências de cidadania ativa e participativa para que possam contribuir de forma consciente para a resolução desses problemas. O presente estudo desenvolvido com alunos do 5º ano, do 2º ciclo do Ensino Básico, teve como principal objetivo aferir as conceções dos alunos acerca da temática da água e desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para aquisição de conhecimentos e competências pelos alunos, que lhes permitam ler a realidade de uma forma mais correta, consciencializando-se para a importância que a água tem para os seres vivos e para as consequências que podem advir de uma má utilização da mesma. Optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, mais especificamente uma investigação descritiva e interpretativa, onde se conciliou a análise de conteúdo das respostas obtidas no questionário aplicado à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada com as notas de campo obtidas através de observação participante. A análise dos dados recolhidos aponta no sentido de que as atividades implementadas tiveram um impacto positivo, pois as respostas obtidas na segunda aplicação do questionário (pós-intervenção pedagógica) foram melhores do que as obtidas na primeira aplicação do mesmo (antes da intervenção pedagógica). Apesar das conceções de grande parte dos alunos continuar aquém do esperado, estes revelaram-se mais conscientes da importância da água para os seres vivos e da necessidade da sua gestão sustentável.por
dc.description.abstractThis final report reflects the work carried out under the Supervised Teaching Practice II, in which it has been developed a research in natural sciences. The exploration of the theme "The importance of water for living beings" is of utmost importance for students to understand that water is an essential commodity and that drinking water supplies are scarce. Being the man primarily responsible for the problems associated with its preservation, it is intended to develop skills in children of active and participatory citizenship so that they can contribute consciously to solve these problems. This study developed with students of the 5th grade of the 2nd cycle of basic education, aimed to gauge the conceptions of the students on the theme of water and develop targeted teaching and learning strategies to acquire knowledge and skills by the students, which allow them to read reality in a more correct way, raising awareness for the importance that water has for living beings and for the consequences that may arise from misuse of it. We opted for a qualitative research methodology, specifically a descriptive and interpretative research, where it was reconciled the content analysis of the responses from the questionnaire ensued to the class with field notes obtained by participant observation. The analysis of collected data points towards the implemented activities had a positive impact, as the responses obtained in the second application of the questionnaire (pedagogical post-intervention) were better than those obtained in the first application of it (before the educational intervention). Despite the conceptions of most students continue below expectations, these proved to be more aware of the importance of water to living things and the need for their sustainable management.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino das ciênciaspor
dc.subject5º ano de escolaridadepor
dc.subjectConceções dos alunospor
dc.subjectImportância da água para os seres vivospor
dc.subjectScience educationpor
dc.subject5th gradepor
dc.subjectChildren conceptionspor
dc.subjectImportance of water for living beingspor
dc.titleImportância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridadepor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclo)por
dc.identifier.tid201666545-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Angela_Nogueira.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.