Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1571
Title: O desempenho nas habilidades motoras fundamentais no final do 1º ciclo do ensino básico
Authors: Vilas Boas, Susana Serra
Advisor: Saraiva, Linda Maria Balinha
Sá, César Augusto Araújo Fernandes Meira de
Keywords: Educação físico-motora;1ºCEB;Habilidades motoras fundamentais;Estádio maturo;Physical-motor education;Primary teaching;Fundamental motor skills;Mature stage
Issue Date: 22-Jan-2016
Abstract: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A prática foi desenvolvida numa escola de 1º ciclo no distrito de Viana do Castelo, numa turma do 4º ano ao longo de quinze semanas. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se na área de Expressão Educação Físico-Motora. Este estudo envolveu 60 alunos e visou avaliar o desempenho destes nas habilidades motoras fundamentais e verificar se no final do 1ºCEB as crianças atingem estas habilidades. Para tal foi definida a seguinte questão – problema: No âmbito da Expressão Educação Físico-Motora em que nível das habilidades motoras fundamentais se encontram os alunos no fim do 1ºCEB? Para dar resposta à questão formulada foi necessário estabelecer objetivos de investigação tais como: - avaliar o desempenho motor das crianças ao nível das habilidades de locomoção e manipulação; - comparar o desempenho motor das crianças em função do género; - determinar os erros mais frequentes na realização das diferentes habilidades motoras fundamentais. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação quantitativa de carácter descritivo. Para o efeito, construiu-se uma checklist para cada uma das diferentes habilidades, de acordo com os critérios apresentados por Gallahue e Ozmun (2005). Os resultados deste estudo revelaram que apesar de já frequentarem o 4º ano de escolaridade, algumas crianças ainda não têm adquiridas as habilidades motoras fundamentais, pois já todas deveriam estar num nível maturo e algumas ainda se encontram no estádio elementar e no inicial. Verificamos também que os meninos se encontram maioritariamente num nível maturo e nas habilidades de locomoção foram superiores no salto vertical, enquanto as meninas na habilidade de galopar. Nas habilidades manipulativas observaram-se diferenças nas habilidades de driblar e pontapear, onde os meninos demonstraram uma vez mais a sua superioridade.
This report was developed within the Supervised Teaching Practice II (STP II) of the Masters in Pre-School Education and Primary School Teaching. The practice took place in a primary school in the district of Viana do Castelo, in a 4th grade class for fifteen weeks. The research project focused on the area of Physical-Motor Education. This study involved 60 students and the goal was to assess their performance in the fundamental motor skills and verify if in the end of the primary school the children reach those skills. In order to do that the following question - issue was defined: – Within Physical-Motor Education in what level of the fundamental motor skills are the students positioned when they finish primary school? To answer this question it was necessary to set research goals such as: assess the motor performance of children in locomotion and manipulation skills; compare the motor performance of children considering gender; determine the most frequent mistakes in the performance of the different fundamental motor skills. In this study we chose a quantitative and descriptive research method. To do so a checklist for each of the skills was created, according to the criteria presented by Gallahue and Ozmun (2005). The results of the study showed that despite being 4th graders some children still have not acquired the fundamental motor skills, as all of them should be in a mature level and some of them are still in the elementary and beginner stages. It was also verified that the boys that are for the most part in a mature level and in the locomotion skills were superior in the vertical jump whereas the girls were superior in the galloping skill. In the manipulative skills there were differences in the dribbling and kicking skills, where the boys demonstrated once more their superiority.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1571
Appears in Collections:FPEB - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Susana_VilaBoas.pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.