Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1573
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Ricardo Jorge Franco-
dc.contributor.authorMeneses, Liliana Lima-
dc.date.accessioned2016-06-22T10:39:47Z-
dc.date.available2016-06-22T10:39:47Z-
dc.date.issued2015-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1573-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractNo âmbito a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação, foi elaborado o presente estudo de intervenção que visou melhorar o desempenho motor das crianças ao nível das habilidades de manipulação. Deste modo, planeou-se um estudo de natureza quantitativa e de caráter descritivo/comparativo, tendo como objetivos: a) avaliar e comparar o desempenho motor das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, antes e após a intervenção. b) avaliar e comparar o desempenho motor global das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, antes e após a intervenção. c) avaliar e comparar o desempenho motor das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, em função do género, antes e após a intervenção. d) avaliar e comparar o desempenho motor global das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, em função do género, antes e após a intervenção. Para avaliar o desempenho motor das crianças foi utilizada a escala Peabody Developmental Motor Scale – 2 (PDMS – 2), antes e após a intervenção. De um modo global, após as sessões de motricidade infantil implementadas, as crianças melhoraram o seu desempenho em todas as habilidades de manipulação de objetos. As habilidades que obtiveram maior progressão foram as de lançar ao alvo por cima e ressaltar a bola. As habilidades manipulativas com maior dificuldade de execução foram as pontapear, por parte do sexo feminino e o ressaltar e agarrar a bola, pontapear e lançar por baixo, por parte do sexo masculino. Com este estudo é reforçada a importância do estímulo e da prática intencional de sessões de motricidade infantil, para que as crianças progridam na execução destas habilidades, de forma a atingirem o estádio maduro das habilidades motoras fundamentais.por
dc.description.abstractWithin the course of Practice Teaching Supervised II (PESII, in portuguese), of the master's degree in Preschool Education, Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, was designed this intervention study, that aimed to improve motor performance of children at the level of manipulation skills. A study was planned quantitative and descriptive / comparative data, with the following objectives: a) Evaluate and compare the motor performance of children in the various manipulative skills, before and after the study intervention. b) Evaluate and compare the overall motor performance of children in the various manipulative skills before and after the study intervention. c) Evaluate and compare the motor performance of children in the various manipulative skills, by gender, before and after the study intervention. d) Evaluate and compare the overall motor performance of children in the various manipulative skills, by gender, before and after the study intervention. To assess children's motor performance scale, was used Peabody Developmental Motor Scale - 2 (PDMS - 2), before and after the study intervention. After the sessions study of children's motor skills implemented, children have, globally, improved their performance in all object manipulation skills. The skills that had higher progression were launched to target over and point out the ball. Manipulative skills with greater difficulty in the execution were and kicking, by the female and the highlight and grab the ball, kicking and launched under from the male, the study concluded. This study allow to reinforced the importance of encouraging and intentional practice sessions of children's motor skills, so that progress in implementing these skills in order to reach the mature stage of basic motor skills.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesenvolvimento motorpor
dc.subjectHabilidades manipulativaspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectMotor developmentpor
dc.subjectManipulative skillspor
dc.subjectManipulating objectspor
dc.subjectPreschool educationpor
dc.titleAs habilidades de manipulação de objetos: um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolarpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infânciapor
dc.identifier.tid201650770-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Liliana_Meneses.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.