Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1576
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, Ana Júlia Matos de Oliveira-
dc.contributor.advisorBarbosa, Gabriela Maria Miranda-
dc.contributor.authorNovo, Ana Luísa Pacheco-
dc.date.accessioned2016-06-22T13:51:06Z-
dc.date.available2016-06-22T13:51:06Z-
dc.date.issued2015-02-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1576-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractNum mundo cada vez mais carregado de informação, ler é um processo de excelência para a aquisição de novos saberes, mas tal não será possível se não compreendemos aquilo que lemos. O domínio da compreensão leitora é essencial na disciplina de Português, nas restantes áreas disciplinares e na vida quotidiana. O projeto de investigação que se segue desenvolveu-se no âmbito da Pratica de Ensino Supervisionada II, na área disciplinar de Português. Este estudo foi realizado numa turma de 5º ano e pretendeu descobrir porque é que os alunos têm dificuldades de compreensão leitora, que influência têm essas dificuldades no seu desempenho escolar e se é possível ensinar a compreender. Para dar resposta a algumas destas questões foi desenvolvido um conjunto de atividades que pretendiam ensinar de forma explícita estratégias de compreensão leitora, baseadas em sugestões e metodologias científicas. A recolha e a análise de dados foram realizadas de acordo com o método qualitativo e revelaram a complexidade que acompanha o ato de compreender,diretamente associado à complexidade da nossa mente. Um mundo cheio de autodescobertas que os alunos tiveram de percorrer e que, no final, teve alguns resultados positivos.por
dc.description.abstractIn a world where the information happens all the time, reading is a very important process to acquire new knowledges but it won’t be possible if we don’t understand what we read. To dominate the ability of reading understanding is essential to Portuguese and all other school subjects and also in the daily life. This searching project was developed in the scope of Teaching Practice II, in a class of 5th grade, 2nd cycle of basic education, with the aim of find out why have students difficulties in reading understanding, what influence have such difficulties in their school performance and if it is possible to teach how to understand. To answer these questions it was prepared a set of activities to teach strategies of reading undestanding, based on scientific suggestions and methodologies. The collecting data and the analysis were performed in keeping with the qualitative method and showed the complexity that follows the act of understanding, directly associated to the complexity of our mind. A world full of selfdiscoveries that students had to experience, at the end, had some positive results.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompreensão leitorapor
dc.subjectLerpor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectAutorreflexãopor
dc.subjectEnsinar explicitamentepor
dc.subjectPensarpor
dc.subjectReading understandingpor
dc.subjectReadpor
dc.subjectStrategiespor
dc.subjectSelfreflectionpor
dc.subjectExplicitly teachingpor
dc.subjectThinkpor
dc.titleEnsinar a compreender: desenvolvimento da compreensão leitora numa turma de 5º anopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclo)por
dc.identifier.tid201508923-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Novo.pdf6.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.