Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1577
Title: Aprender a cooperar: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
Authors: Oliveira, Joana Maria Guimarães de
Neves, Maria Luísa Vieira das
Pires, Diana Sofia Arantes
Keywords: Aprendizagem cooperativa
Ensino das ciências
Competências cognitivas e sociais
Sucesso escolar
Diversidade nas plantas
Cooperative learning
Science education
Cognitive and social skills
School success
Diversity in plants
Issue Date: 17-Dec-2015
Abstract: O presente estudo foi desenvolvido no âmbito de uma intervenção pedagógica, levada a cabo numa turma do 5º ano de escolaridade, na disciplina de Ciências Naturais, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade. As razões que levaram à formulação deste projeto de intervenção prenderam-se com o mau comportamento, a falta de interesse/motivação, os conflitos entre os alunos e as dificuldades de aprendizagem evidentes ao longo de todo o processo de observação não-participante. Neste sentido, era essencial proporcionar a estes discentes experiências que os levassem a adquirir competências sociais, necessárias ao seu processo de aprendizagem ao longo da vida, assim como motivá-los para a aprendizagem contribuindo para a melhoria dos resultados académicos. Surge, assim, a ideia de adaptar as atividades sobre a temática a abordar, Diversidade nas Plantas, à aprendizagem cooperativa. Assim sendo, este estudo foi delineado com fins pedagógicos, mas também investigativos, enquadrando-se num paradigma construtivista, tendo-se optado por uma metodologia qualitativa, privilegiando-se como métodos de recolha de dados a observação participante, as notas de campo, os questionários, o focus group, as gravações áudio e a análise dos documentos produzidos pelos participantes. Os resultados obtidos demonstraram uma evolução na aquisição de competências relacionais e de cooperação nos alunos, uma maior motivação e predisposição para a execução das atividades em grupo, bem como uma melhoria nos resultados académicos na disciplina onde o estudo se desenrolou.
This study was developed as part of an educational intervention carried out in a 5th grade class, in the discipline of Natural Sciences, involving children aged 10 to 12 years. The reasons that led to the formulation of this intervention project were related to the misbehavior, lack of interest / motivation, conflicts between students and the difficulties of learning evident throughout the observation process. In this regard, it was essential to provide these students, experiences that would lead them to acquire social skills, which would be required in their learning process throughout life, as well as motivate them for learning, contributing to the improvement of academic achievement. Thus, arose, the idea of adapting the activities on the theme to be addressed, diversity in plants, to cooperative learning. Therefore, this study was designed both for teaching and investigative purposes. It fits in a constructivist paradigm, having opted for a qualitative methodology, privileging as data collection methods participant observation, field notes, questionnaires, focus group, audio recordings and analysis of documents produced by the participants. The results showed an increase in the acquisition of relational skills and cooperation with in students, greater motivation and willingness to carry out the group activities and an increase in academic achievement in the discipline where the study took place.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1577
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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