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Title: Fontes epistolográficas para o ensino da história e geografia de Portugal
Authors: Rodrigues, Henrique Fernandes
Freitas, Mariana Machado Lima de
Keywords: História
Ensino da história
Fontes históricas
Memórias e preservação
History
History of education
Historical sources
Memories and preservation
Issue Date: 15-May-2015
Abstract: O presente relatório, desenvolvido na área disciplinar de História e Geografia de Portugal, surge como produto final do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, proporcionado pela unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II. Proporcionar aos alunos atividades motivantes e interessantes no âmbito da História e Geografia de Portugal direcionadas para a importância de contactar com fontes históricas e sensibilizá-los para a sua preservação, foi o nosso ponto de partida. Este estudo preconiza uma relação entre o tema “Da União Ibérica à Restauração” e as suas procedências históricas com fontes históricas escritas no século XX. A natureza deste estudo insere-se na metodologia qualitativa onde é privilegiada a investigação ação, na qual a investigadora e os alunos foram participantes ativos em todo o processo de aprendizagem. Para esta investigação implementamos as nossas atividades numa turma de dezoito alunos do 5.º ano de escolaridade, da Escola Básica Integrada de Fragoso, pertencente ao concelho de Barcelos, distrito de Braga. Ao longo da nossa intervenção realizamos uma atividade em sala de aula com a análise do excerto da Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel I, sobre o achamento do Brasil. Por sua vez, todas as restantes atividades foram concretizadas no momento “Clube de História – Fontes Históricas e Memórias”. Este desenvolveu-se ao longo de cinco semanas de atividades de transcrição, exploração e análise de fontes históricas provenientes do Arquivo do Governo Civil de Viana do Castelo e memórias escritas familiares. Os alunos participaram no preenchimento de um inquérito e alguns tiveram a oportunidade de ser entrevistados. Todos os resultados obtidos revelam que os alunos consideram as fontes históricas como elementos muito importantes para a construção e compreensão da História e Geografia de Portugal, bem como entendem a importância da sua preservação para que perdurem no futuro. Assim, procuramos recorrer a atividades motivadoras e inovadoras que até então os alunos nunca tinham tido oportunidade de contacto. Os alunos ao participarem nestas atividades compreendem que a História não retrata o passado, mas faz parte do nosso presente e ajuda-nos a construir o futuro.
This report developed in the area of History and Geography of Portugal emerges as the final product of the Master in Education 1st and 2nd grade of basic education provided by Supervised Teaching Practice II class. Our starting point was to provide the students motivating and interesting activities within the History and Geography of Portugal directed to the importance of contact with historical sources and make them aware of their preservation. This study proposes a relationship between the theme "The Iberian Union to Restore" and its historical origins with historical written sources in the twentieth century. The nature of this study is part of the qualitative methodology where the action research is privileged and in which the researcher and the students were active participants throughout the learning process. For this research we implemented our activities in a class of eighteen students of the 5th grade, Basic School in Fragoso, belonging to Barcelos municipality, Braga District. Throughout our intervention we performed an activity in the classroom with the analysis of the extract Pero Vaz de Caminha to the Charter of King Manuel I on the finding of Brazil. All other activities were implemented at the time "History Club - Historical Sources and Memories", which was developed over five weeks of transcription activities, exploration and analysis of historical sources from the Municipal Archives and in written family memories. The students participated completing a survey and some of them had the opportunity of being interviewed. All the results reached show that students consider the historical sources as very important elements for the construction and understanding of the History and Geography of Portugal and also the importance of its preservation to endure in the future. So we tried to use motivating and innovating activities that until then the students never had. The students to participate in these activities understand that History does not portray the past, but it makes part of our present and help us to build the future.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1579
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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