Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1580
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Carlos Alberto dos Santos-
dc.contributor.authorOliveira, Cristiana Carvalho de-
dc.date.accessioned2016-06-23T08:39:06Z-
dc.date.available2016-06-23T08:39:06Z-
dc.date.issued2015-04-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1580-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractEste projeto investigativo realizou-se em contexto de PES II com um grupo de crianças em idades pré-escolar entre os 3/4 anos. Intitula-se por “O Safari dos Animais: estudo desenvolvido em contexto pré-escolar”, abordando a importância da música e da temática animal no pré-escolar. Resulta de uma adaptação da obra “O Carnaval dos Animais” de Camille Saint-Saëns explorando a temática animal com incidência na expressão plástica e expressão musical. A escolha deste projeto teve por base as necessidades diagnosticadas através das observações realizadas durante a PES I, onde se foi verificando que esta temática e as atividades artísticas não eram exploradas com a regularidade devida. É ainda de referir que o projeto surge com a implementação de algumas atividades durante a PESI onde as crianças demonstraram o fascínio pelos animais e pela música, possibilitando a interligação entre as duas temáticas e promover aprendizagens em diferentes áreas e domínios. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, optando-se pelo método de investigação-ação. Através da observação participante, principal instrumento de recolha de dados, bem como os registos audiovisuais e fotográficos permitiram a feitura da análise e interpretação dos resultados para chegarmos às conclusões de todo o processo investigativo. Este estudo teve por base nove sessões de atividades realizadas individualmente em grande e pequenos grupos de trabalho, motivando as crianças a reter as aprendizagens planeadas de forma adequadas para as mesmas. No decorrer deste estudo e através da análise e interpretação dos dados obtidos verificámos que as aprendizagens adquiridas favoreceram a transversalidade de conhecimentos no ensino do pré-escolar de uma forma desafiante e com um caráter lúdico. Ao recorrer à expressão musical e plástica, o grupo mostrou-se interessado na elaboração das sessões de atividades do projeto. Conclui-se que com o recurso da implementação de atividades participativas promovem os índices motivacionais que por sua vez permitem o desenvolvimento e aquisição de competências educativas transversais.por
dc.description.abstractThis research project was written within the framework of Supervised Teaching Practices II (STP II), using a group of children in preschool, aged 3 to 4 years old. Its name, “Animal Safari: study developed within a preschool framework”, relates to the importance of music and the theme of animals in preschool. It was inspired in the musical suite composed by Camille Saint-Saëns, The Carnival of the Animals (Le Carnaval des Animaux), which focuses on the exploration of animal themes and imagery using plastic arts and musical expression. The reason for choosing this project was mainly due to the already diagnosed needs during the STP I, where it was observed that this theme and its related activities were not developed and worked on as frequently as they should be. However, the excitement and enthusiasm that the children demonstrated when this theme was mentioned should not be disregarded. And so it was seen as most advantageous to pursue the idea of how these two themes could be connected, thus enriching the children’s study. The procedure used to the completion of this project was one of acting upon investigating, while using a qualitative methodology. Through participative observation, the main tool for data collection, as well as through audiovisual and photographic records, we were able to make an analysis and an interpretation of the results and reach the conclusions of the investigative process. In this study, nine activity sessions were performed, either individually or using large and small groups, so that the children were motivated to actually learn and absorb what they were taught in an interesting and relevant way. While performing this study and through the analysis and interpretation of the collected data, we were able to infer that the skills and knowledge learnt in this project improved preschool knowledge in a challenging but recreational way. In conclusion, we gather that the implementation of joined activities will promote motivation, which, in turn, will allow the development and acquisition of educational competences.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectTemática animalpor
dc.subjectTransversalidadepor
dc.subjectPreschool educationpor
dc.subjectMusicpor
dc.subjectAnimal themespor
dc.subjectTransversalitypor
dc.titleO safari dos animais : estudo desenvolvido em contexto pré-escolarpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infânciapor
dc.identifier.tid201508540-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiana_Oliveira.pdf6.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.