Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1582
Title: VARK : Como é que eu aprendo melhor? Uma mudança no processo de ensino-aprendizagem
Authors: Pereira, Pedro Joaquim Teixeira
Cunha, Ana Rute Ferreira da
Keywords: VARK
Estilos de aprendizagem
Processo de ensino-aprendizagem
História e Geografia de Portugal
Learning styles
Teaching-learning process
History and Geography of Portugal
Issue Date: 14-Apr-2016
Abstract: A ideia de que se deve conhecer aprofundadamente o perfil de aprendizagem dos alunos é relevante para o processo de ensino-aprendizagem. Se tal for realizado, poder-se-á abrir a porta a metodologias novas, criativas e ajustadas aos discentes, no ensino das diversas disciplinas, nomeadamente da História e Geografia de Portugal, onde se desenvolveu uma investigação baseada nos estilos de aprendizagem. O professor deverá ser capaz de, para além de transmitir os seus saberes, estimular as capacidades dos alunos, podendo recorrer a uma prática alicerçada nos estilos de aprendizagem da turma tornando mais significativo o estudo e aprendizagem desta disciplina. A consciência e a diferenciação dos estilos de aprendizagem permitem, tanto ao professor como aos alunos, uma maior comunicação entre si, pois os conteúdos programáticos são abordados de uma forma dinâmica, inovadora, criativa e de acordo com as preferências de aprendizagem dos alunos. Desta forma, durante a intervenção em História e Geografia de Portugal, procedeu-se à implementação de uma metodologia de estilos diferenciados, a metodologia VARK. Esta metodologia de estilos de aprendizagem defende que os alunos aprendem melhor através de aulas direcionadas para as suas preferências de aprendizagem do que através de uma metodologia de grande grupo, isto é, aplicada uniformemente a todos os membros da turma, como é o caso da metodologia de ensino tradicional. Na execução deste estudo determinou-se o seguimento de uma metodologia de investigação de cariz qualitativo, centrando-se a recolha de dados em observações, questionários e produções dos alunos. Pretendendo-se com este estudo que os alunos aprendessem os conteúdos através de uma forma diferenciada, de forma ajustada aos perfis de aprendente, apostou-se em trabalhos de grupos que exigiam esforço, atenção e empenho na aprendizagem, devido aos diferentes recursos utilizados. Concluindo-se que todas as exigências surtiram efeito, uma vez que se refletem nos bons resultados obtidos nas avaliações, na melhoria de hábitos de estudo e na ampliação do empenho e interesse em aprender.
The idea that one must know the depth profile of student learning is relevant to the teaching-learning process. If it does, it may will open the door to new, creative and tailored methodologies to the students on teaching of various subjects, including the History and Geography of Portugal, in which are developed a research based on learning styles. The teacher should be able to, in addition to transmitting their knowledge, stimulate students' abilities and may resort to a practice founded by class of learning styles becoming more significant the study and learning of this discipline. Awareness and differentiation of learning styles enable both the teacher and the students, greater communication with each other because the syllabus are addressed in a dynamic, innovative, creative, and according to the students' learning preferences. Thus, during the intervention in History and Geography of Portugal, we proceeded to the implementation of a methodology different styles, the VARK methodology. This learning styles methodology argues that students learn best through lectures directed to their learning preferences than through a methodology of large group, which is, applied equally to all members of the class, such as the methodology traditional education. In implementing this study it was determined following a qualitative nature of research methodology, focusing on collecting data on observations, questionnaires and student productions. This study intends that students learn content through a differentiated method, on an adjusted basis to the learner’s profiles, invested in working groups demanding effort, attention and commitment to learning, due to the different resources used. It concluded that all requirements were effective, as reflected in the good results obtained in the evaluations, improving study habits and expanding the commitment and interest in learning.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1582
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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