Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1584
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dc.contributor.advisorOliveira, Joana Maria Guimarães de-
dc.contributor.advisorNeves, Maria Luísa Vieira das-
dc.contributor.authorCarvalho, Carolina Oliveira Afonso Meira de-
dc.date.accessioned2016-06-27T14:55:11Z-
dc.date.available2016-06-27T14:55:11Z-
dc.date.issued2014-11-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1584-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractO presente relatório reflete o trabalho realizado paralelamente à Prática de Ensino Supervisionada II, durante a qual se implementou uma investigação na área das Ciências da Natureza. A qualidade da água no mundo é um tema atual e importante para a vida e para a educação em ciências no Ensino Básico, que deve privilegiar os conhecimentos científicos essenciais para a vida, seja em termos de saúde ou em termos humanitários. O presente estudo, desenvolvido com os alunos do 2º Ciclo Ensino Básico, tem como principal objetivo compreender se os conhecimentos dos alunos acerca da qualidade da água no mundo se inserem numa perspetiva fiel a uma realidade global, ou se são distantes das vivências de diversas sociedades. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza quantitativa, onde se conciliou a análise estatística com a análise de conteúdo das respostas obtidas nos questionários aplicados à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. O conceito de ciências para todos, ciências para a vida e ciências para a saúde, que requer abordagens mais humanistas, tal como referem alguns autores apresentados ao longo do presente relatório, parece não ser privilegiado nas abordagens do tema no Ensino Básico.por
dc.description.abstractThis report reflects the work done parallel to the practice of supervised teaching II, during which an investigation on the Natural Science area was implemented. The water quality in the world is a current and important topic for life and science teaching in primary education, which should favour the scientific knowledge essential to life, both in health or humanitarian terms. The present study, developed with students from middle school, has as primary goal to understand if the students knowledge about the water quality in the world is close to a global reality, or if it is far from the experiences of different societies. In this Study a quantitative methodology was chosen, where the statistical analysis was conciliated with answer content obtained in quizzes given to 5th and 6th grade classes of the school where the practice of supervised teaching was applied. The concept of Science for all, Science for life and Science for health, requires more humanistic approaches, just as some of the authors presented on this report claim, it appears not to be favoured in the topic approaches in basic education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino das ciênciaspor
dc.subjectConhecimentos do alunopor
dc.subjectDistribuição da água no mundopor
dc.subjectQualidade da águapor
dc.subjectScience educationpor
dc.subjectStudents knowledgepor
dc.subjectWater distribution in worldpor
dc.subjectWater qualitypor
dc.titleConhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclo)por
dc.identifier.tid201508958-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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