Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1586
Title: Um contributo para a didática da História de Portugal: a expansão marítima
Authors: Rodrigues, Henrique Fernandes
Aguiar, Samanta de Sousa
Keywords: Ensino
Didática
História
Aprendizagem
Criança
Teaching
Didactic
History
Learning
Children
Issue Date: 20-May-2013
Abstract: No plano curricular do mestrado está presente a unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, com grande relevância para a formação do professor, pois serve de plataforma para a futura docência. Neste seguimento, surgiu um estudo que procurou conhecer e analisar os conhecimentos dos jovens de duas turmas, para assim, proceder a uma investigação onde o principal objetivo é ajudar os alunos a entenderem o conteúdo lecionado, com base nas atividades, jogos, documentos mais adequados às suas faixas etárias, conhecimentos, interesses e objetivos do currículo nacional. Para se entender melhor a estrutura desta investigação e ter um delineamento lógico foram formuladas quatro questões que ajudam a entender o objetivo do trabalho: a) O que conhecem os alunos sobre a Expansão Marítima? b) Como tornar esse conhecimento mais compreensível para os alunos? c) Como trabalhar a didática em sala de aula e utilizá-la para expor o tema em questão? d) O que demonstram os manuais e o que podemos alterar para ajudar os alunos na sua aprendizagem? Para tal, enveredou-se por uma metodologia de caráter quantitativa, contando com uma amostra de 38 jovens, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. A recolha de dados foi obtida através da aplicação de um inquérito, cujos dados foram posteriormente analisados em Excel, para avaliar os seus conhecimentos acerca de um conteúdo particular do manual escolar, a Expansão Marítima. Passando para uma análise de dois assuntos de grande importância, a didática e a análise de manuais, estes capítulos dão a noção do que deve acontecer e do que deve ser trabalhado na sala de aula, de acordo com os alunos e os seus interesses. Por fim, o estudo a seguir apresentado é concluído com a apresentação de uma planificação de uma aula, cujo objetivo é conseguir elaborar um momento de aprendizagem completo e enriquecedor para os alunos. Neste estudo, não existe propriamente um resultado, pois não houve a oportunidade de implementar e retirar conclusões mais concretas sobre a planificação criada. Mas, contando com toda a bibliografia analisada, citada e com base em experiências anteriores, de outros autores, o resultado é satisfatório. Por fim, pretende-se sensibilizar os intervenientes educativos, de que nem sempre o que vem nos manuais é o mais correto e muitas vezes necessita de alterações. Pode-se dizer que se pretende dar um impulso na educação e nos docentes, tornando o contexto de sala de aula mais atrativo e diversificado.
In the curricular plan of the master’s course, it is present a curricular unit called Supervised Practice of Education, with a big relevance for the future teacher. Following this idea the present work emerged to know and analyze the knowledge of young people of two classes. To proceed throw an investigation where the primary objective is to help students to understand what is being taught, thanks to several activities, games, documents that are more appropriate to their ages, knowledge’s, interests and to the objectives of the national curriculum. To better understand the structure of this research and have a logical design were formulated four questions that help understand the purpose of the work: a) What do the students know about the Maritime Expansion? b) How to make this knowledge more understandable for students? c) Working with didactic in the classroom and use it to expose the issue at hand? d) Demonstrating the manuals and what we can change to help students in their learning? As a base it was used a quantitative methodology, with a group of 38 young people, from both sexes, with ages between 10 years to 12 years. The data of collection was obtained by applying a survey, and the answers were subsequently analyzed in Excel, to assess their knowledge about a particular content of the school book, The Maritime Expansion. Turning to an analysis of two issues of great importance, didactic and the analyzes of school books, these chapters give the notion of what should happen and what should be done in the class room according to the students and their interests. To finalize, the following work is concluded with a presentation of one planning of a class, whose objective is to achieve a moment of learning and enriching for the students. In this work, it doesn’t exist a result, because there wasn’t the opportunity of an implementation to achieve conclusions about the class planned. But counting with all the bibliography that was cited and with knowledge from others authors it is probable that the result will be reassuring. In short, it is intended to sensitize stakeholders of education that what is in the manuals isn’t always the most correct and often requires changes. It is possible to give a boost in education and teaching, making the context of the classroom more attractive and diverse.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1586
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Samanta_Aguiar.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.