Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1587
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Maria Luísa Vieira das-
dc.contributor.advisorOliveira, Joana Maria Guimarães de-
dc.contributor.authorRodrigues, Carla Patrícia Pinto-
dc.date.accessioned2016-06-27T15:36:31Z-
dc.date.available2016-06-27T15:36:31Z-
dc.date.issued2013-12-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1587-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractEste relatório final espelha o trabalho realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, na qual se desenvolveu uma investigação na área das Ciências Naturais. As questões ambientais e o desenvolvimento sustentável estão cada vez mais na ordem do dia a nível mundial. Como os problemas associados a estes assuntos têm implicações na sociedade e são, maioritariamente, provocados pelo Homem, urge a necessidade de se desenvolver nas crianças competências de cidadania ativa e participativa que lhes permitam contribuir de forma consciente para a prevenção e/ou resolução de tais problemas. Com o presente trabalho pretendeu-se consciencializar alunos do 5º ano de escolaridade para a importância que a água tem para os seres vivos e para as consequências que se fazem sentir com a sua escassez, e ainda aferir se as atividades desenvolvidas foram ao encontro dos interesses dos alunos e influenciaram os seus comportamentos em relação à gestão da água. No sentido de despertar os alunos para os problemas que os rodeiam e de estimular a sua vontade para agir sobre eles, foi privilegiada uma metodologia ativa e participativa (trabalho prático), que se desenvolveu a partir de questões e/ou questões-problema. A recolha de dados baseou-se em questionários (um antes e dois após a intervenção pedagógica), análise documental e notas de campo. A análise dos dados recolhidos aponta no sentido de que as atividades desenvolvidas consciencializaram os alunos para as questões ambientais associadas à água levando-os a alterar determinados comportamentos. Além disso, aparentemente essas atividades foram ao encontro dos seus gostos, motivando-os e contribuindo para o desenvolvimento da sua autonomia.por
dc.description.abstractThis final report reflects the work accomplished under the Supervised Teaching Practice II, in which was developed a research in the area of Natural Sciences. Environmental issues and sustainable development are becoming increasingly more present on the agenda at global level. As the problems associated with these issues have implications for society and are mostly caused by humans, there is an urgent need to develop active and participatory citizenship skills in children that enable them to consciously contribute to the prevention and / or resolution of such problems. The present work was intended to raise awareness of 5th grade children to the importance of water for living beings and the consequences of their scarcity, and also to assess whether the activities fit the children interests and influenced their behavior in relation to water management. In order to awaken children to the problems that surround them and stimulate their desire to act on them, we privileged an active and participative methodology (practical work), which developed from questions and / or problem issues. Data collection was based on questionnaires (one before and two after the educational intervention), documentary analysis and field notes. The analysis of collected data points in the sense that the activities made children more aware of environmental issues associated with water and promote changes in their behaviors. Also, the activities seem to meet their tastes, motivating them and contributing to the development of their autonomy.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino das ciênciaspor
dc.subjectTrabalho práticopor
dc.subjectÁguapor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subject5ª ano de escolaridadepor
dc.subjectScience teachingpor
dc.subjectPractical workpor
dc.subjectWaterpor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.subject5th gradepor
dc.titleÁgua e sustentabilidade: uma experiência didática no 5º ano de escolaridadepor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclo)por
dc.identifier.tid201508940-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carla_Rodrigues.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.