Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1589
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Henrique Fernandes-
dc.contributor.authorFerreira, Cristiana Isabel Pereira-
dc.date.accessioned2016-06-27T16:43:04Z-
dc.date.available2016-06-27T16:43:04Z-
dc.date.issued2013-05-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1589-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do curso de Mestrado em Educação do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Tem como tema o Sucesso versus insucesso escolar no contexto da História e Geografia de Portugal, mais precisamente, no contexto do processo de ensino aprendizagem do 2º ciclo do ensino básico. Nos últimos anos, muito se tem escrito sobre o sucesso/insucesso escolar não só em contextos educativos, mas também, na própria comunicação social, por se tratar de um problema, o caso de insucesso, que preocupa toda uma sociedade. Através do projecto desenvolvido, é possível inferir que o insucesso deixou de ser compreendido como um problema individual e passou a fazer parte dos quadros problemáticos de qualquer comunidade escolar, porque se relaciona com múltiplos factores de natureza social, ambiental, familiar, psicológico e, acima de tudo, socioeconómico. Com esta reflexão não se pretende dar resposta a tal problemática, mas sim, levar a compreender um pouco melhor os factores que podem influenciar os alunos no seu percurso académico, especialmente no contexto de estudo de caso.por
dc.description.abstractThe present report was developed in the field of the course Supervised Teaching Practice II (STP II) the Master of Education course in the 1st and 2nd cycle of basic education. It has as its theme the success verses school failure in the context of history and geography of Portugal, more precisely in the context of the teaching and learning process of the 2nd cycle of basic education. In the past years much has been written about the success / failure at school not only in educational settings, but also in their own media, because it is a problem, the case of failure, worries that a whole society. Through the project developed, it is possible to infer that failure is no longer understood as an individual problem and became part of the management problem of any school community, because it relates to multiple factors of social, environmental, familial, psychological and above of all socioeconomic. With this reflection is not intended to give answer to such problematic, but lead us to understand a little better the factors that can influence students in their academic career, especially in the context of a case study.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSucessopor
dc.subjectInsucessopor
dc.subjectContextos escolarespor
dc.subjectEnsino da História e Geografia de Portugalpor
dc.subjectSuccesspor
dc.subjectFailurepor
dc.subjectSchool contextspor
dc.subjectTeaching of History and Geography of Portugalpor
dc.titleSucesso versus insucesso escolar no contexto da História e Geografia de Portugalpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclo)por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiana_Ferreira.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.