Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1598
Title: Relação do público sénior com o Museu de Olaria de Barcelos
Authors: Sá, Rosa Cristiana Portela de
Advisor: Correia, Anabela da Silva Moura
Cruz, Angélica Lima
Keywords: Museu;Mediação cultural;Público sénior;Inclusão social;Museum;Cultural mediation;Senior public;Social inclusion
Issue Date: 18-May-2016
Abstract: Este estudo apresenta uma análise da relação do Museu de Olaria em Barcelos com o público sénior, onde se divulga e promove a tradição da Olaria e do Figurado e se implementa um programa específico destinado a este público, desde 2006. O ponto de partida do estudo relaciona-se com a constatação da baixa frequência desse público. A investigação-ação foi o método adotado, na medida em que ajudou a responder à necessidade de identificar transformações, seja ao nível das perceções dos idosos sobre o espaço do Museu e o conhecimento do seu património, seja ao nível da ação, recorrendo-se à recolha de dados através de ciclos de observação das ações e da reflexão colaborativa dos participantes. Do ponto de vista metodológico optou-se pela utilização da observação, inquéritos e entrevistas, fotografia e vídeo, por permitirem obter informação contextualizada sobre a importância da mediação cultural no contexto do Museu, o papel do fortalecimento de parcerias entre instituições e a exploração de novas estratégias relacionadas com visitas guiadas às exposições e atividades práticas na oficina do Serviço Educativo e Animação. A escolha da amostra recaiu em dois Centros de Convívio do Concelho de Barcelos. O resultado desta investigação-ação permitiu verificar que as diretrizes da Organização Mundial de Saúde e as novas estratégias utilizadas ajudaram a valorizar os saberes e conhecimentos dos idosos e contribuíram para a sua enorme motivação e bem-estar físico e psíquico. Mais ainda, as experiências cognitivas e sociais permitiram dar voz a cada um e facilitaram o seu confronto com os novos desafios envolvidos nesta investigação-ação. As conclusões deste estudo confirmam que a mediação cultural pode constituir uma estratégia eficaz para quebrar com as rotinas dos idosos, através da transformação dos espaços museológicos em locais de inspiração, aprendizagem e diversão.
This study presents an analysis of the relationship between the Pottery Museum in Barcelos and the senior public, in which the tradition of pottery and clay-figurine is disseminated and promoted, and a specific program appropriated to this public is implemented, since 2006. The starting point of this study relates to the awareness of the low attendance of this public. The action research method was selected, as it helped to answer to the need of identifying change, either in the perceptions of the elderly about the Museum’s space and to improve their knowledge about folk art forms, either through action, using data collection tools, as well as observation cycles and the collaborative reflection of all participants. From the methodological point of view, observation, inquiries, interviews, photography and video were used, since they provide background information on cultural mediation, role of partnerships between institutions, exploration of new strategies related to guided visits to the exhibitions and practical activities in the context of the Educational and Entertainment Services of the Pottery Museum in Barcelos. The sample included two Social Centres of Barcelos region. The findings of this action research have shown that the guidelines of the World Health Organization and the new strategies used in this study helped to enhance the knowledge and skills of all participants and they contributed to their enormous motivation and physical and mental well-being. Furthermore, cognitive and social experiences gave voice to each one and facilitated their confrontation with the new challenges involved in this intervention. The conclusions of this study confirm that cultural mediation can be an effective strategy to break with the routines of the elderly, through the transformation of the museum spaces into places of inspiration, learning and fun.
Description: Dissertação de Mestrado em Gestão Artística e Cultural apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1598
Appears in Collections:AE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosa_Sa.pdf4.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.