Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1603
Título: Expressão plástica no 1º ciclo: importância e repercussão na educação da criança
Autores: Correia, Anabela da Silva Moura
Silva, Alzira Maria Almeida da
Palavras-chave: Expressão plástica
Atividades de enriquecimento curricular
Qualificações dos recursos humanos
Plastic expression
Curricular enrichment activities plastic expression
Human resources qualification
Data: 5-Jul-2012
Resumo: Expressão Plástica no 1º Ciclo - Importância e Repercussão na Educação da Criança tem como finalidade investigar o impacto das Atividades de Enriquecimento Curricular de Expressão Plástica (AECEP) na educação infantil. O estudo envolveu a investigadora, enquanto professora coordenadora das AECEP, professores, alunos e encarregados de educação de dez escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico, do Agrupamento de Escolas de Mindelo, das seguintes freguesias: Aveleda, Labruge, Mindelo, Modivas, Mosteiró, Vila Chã, Vilar e Vilar do Pinheiro. O quadro teórico deste estudo incluiu o aprofundamento de questões relacionadas com o papel da Expressão Plástica no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, segundo as perspetivas de especialistas nacionais e internacionais. Além da compreensão aprofundada da atual situação das AECEP, este estudo permitiu refletir, também, sobre as potencialidades e constrangimentos destas atividades. Metodologicamente, esta investigação assenta num estudo qualitativo sob a forma de um estudo de caso, envolvendo vinte e três (nº=23) professores Titulares de Turma (PTT), quatro (nº=4) professores da Atividade de Enriquecimento Curricular da Expressão Plástica (PAECEP), quatro (nº=4) encarregadas de educação e cento e quatro (nº=104) alunos do 4º ano (com a exceção da turma de 4º ano de Vilar do Pinheiro). Os dados recolhidos incluíram a análise documental da legislação em vigor, currículos de 1º Ciclo de Ensino Básico, literatura especializada e informação resultante da utilização de instrumentos diversos nas escolas, tais como a observação de alunos e professores, inquéritos a professores do 1ºCEB e professores das AECEP, entrevistas semi estruturadas a encarregadas de educação, sendo que todos os procedimentos de análise foram essencialmente de cariz qualitativo. A análise desses dados permitiu verificar que os professores titulares de turma, os professores de AECEP, os encarregados de educação e alunos apresentam uma visão positiva sobre as AECEP, embora refiram constrangimentos relacionados com a preparação profissional dos professores generalistas, verificando-se, ainda, que uma preparação artística adequada, associada a uma equilibrada articulação entre o trabalho do professor titular de turma especialista e dos professores das AECEP, pode facilitar a melhoria da qualidade da prática pedagógica das AECEP e representar um caminho efetivo na melhoria da aprendizagem dos alunos.
Artistic Expression in Primary School -Importance and Impact on Child Education, aims to investigate the impact of Curricular Enrichment Activities Plastic Expression (AECEP) in early childhood education. The study involved the researcher as teacher coordinator of AECEP, teachers, students and parents from ten primary schools, the Group of Schools of Mindelo from the following parishes: Aveleda, Labruge, Mindelo, Modivas, Mosteiró, Vila Chã, Vilar and Vilar do Pinheiro. The theoretical framework of this study included the exploration of issues related to the role of Artistic Expression in the context of primary school, according to perspectives of national and international experts. In order to understand in depth the current state of AECEP, this study also allowed reflection on potentials and constraints of these activities. Methodologically this research is based on a qualitative study in the form of a case study involving twenty-three (nº= 23) primary school teachers (PTT), four (nº= 4) Teachers of Activity Curricular Enrichment Plastic Expression (PAECEP) four (nº= 4) parents and one hundred and four (nº= 104) students of the 4th year (with the exception of the class of the 4th year of Vilar do Pinheiro). The data collected included the documentary analysis of existing legislation, primary school curricula, literature and information resulting from the use of various tools in schools, such as observation of students and teachers, surveys of teachers of primary schools and AECEP teachers, semi-structured interviews with parents, and all analytical procedures were essentially of qualitative nature. The data analysis showed that primary school teachers, AECEP teachers, parents and students have a positive view of the AECEP, although they refer to constraints related to the professional preparation of generalist teachers and an adequate preparation in art education. They also referred to a balanced interaction between the work of the primary school teachers and the teacher of AECEP, which can facilitate the improvement of quality of teaching practice of AECEP, representing an effective path in improving student learning.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1603
Aparece nas colecções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alzira_Silva.pdf1.22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.