Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1611
Title: Abordagem à criação musical nas aulas de educação musical na Academia de Música Fernandes Fão
Authors: Gonçalves, Filipa Catarina de Freitas
Advisor: Vigny, Eugénia Maria da Silva Moura
Keywords: Ensino especializado da música;Educação musical;Criatividade;Criação musical;Specialized music education;Music education;Creativity;Music creation
Issue Date: 28-May-2011
Abstract: Na prática lectiva, a maioria dos professores de Educação Musical sente dificuldades em explorar a área da Composição. Os alunos aprendem a ouvir, a decifrar e a interpretar, mas não a “fazer música” sem ser através da reprodução. Partindo do pressuposto de que os professores são essenciais no processo do ensino / aprendizagem da Educação Musical e, ainda mais, num estabelecimento de Ensino Vocacional de Música, podendo influenciar os alunos de forma decisiva através das suas práticas, torna-se relevante estudar essas mesmas práticas. Com base, também, nestes aspectos, pretende-se saber que tipo de propostas de trabalho de criação musical o professor desenvolve em sala de aula, ou se propõe desenvolver, para que os alunos aprendam de uma forma criativa e se desperte neles o interesse pela necessidade de aprender. Com esta investigação pretende-se reflectir sobre essas mesmas práticas e dar resposta às questões levantadas. A metodologia escolhida é o estudo de caso, centrada nas práticas diárias do ensino da Educação Musical na Academia de Música Fernandes Fão, Ensino Especializado da Música. As conclusões desta investigação apontam para a utilização de estratégias futuras que permitam a implementação de actividades de criação musical em sala de aula na Academia de Música Fernandes Fão, garantindo que as aprendizagens conducentes à construção das competências musicais se baseiem em acções oriundas dos três grandes domínios da prática musical – Audição, Interpretação e Composição.
During teaching practice, many Music Education teachers show difficulties exploring the composition area. Students learn to listen, to understand and to interpret but not to “make music”, unless through replication. Assuming that teachers are essential in the process of Music Education teaching and learning; assuming the study concerns a school of Specialized Music Education where students are strongly influenced through practices, it becomes important to study those same practices. We wonder which are the teachers’ proposals for development of Music Creativity as well as their planning courses. We also intend to analyse if their classes allow creativity and raise students’ interest on Music. This research seeks to reflect on those practices and to address the raised issues. Case study was choose as methodology focused on daily practice of Music Education at the Academy of Music Fernandes Fão, as a Specialized Music School. The study’s conclusions point to the future use of strategies that enable implementation of activities of Music Creativity in the classroom, at the Academy of Music Fernandes Fão, ensuring that the learning lead to the construction of musical skills, based on actions arising from the three major areas of Music Practice – Listening, Interpretation and Composition.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1611
Appears in Collections:AE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Filipa_Gonçalves.pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.