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Title: Desenvolver aptidões matemáticas com recurso às novas tecnologias: o contributo do scratch
Authors: Meira, Vítor Manuel Alves
Advisor: Portela, José Henrique da Costa
Keywords: Scratch;TIC;Tarefas;Geometria;Capacidades matemáticas;Scratch;ITC;Tasks;Geometry;Mathematical capacities
Issue Date: 7-Nov-2011
Abstract: A necessidade de trabalhar para aumentar as capacidades dos alunos e, consequentemente, o seu sucesso académico e a situação actual de contacto com as novas tecnologias através da distribuição generalizada de computadores, aos alunos e às escolas, assim como a aparente motivação para lidar com estes instrumentos de trabalho criaram condições favoráveis à aplicação generalizada das tecnologias ao serviço das práticas de ensino. A divulgação do ambiente gráfico de programação, o Scratch, desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT), e divulgado em Maio de 2007, apresenta-se também como um instrumento de trabalho com imensas potencialidades. É neste contexto que a presente dissertação aborda o contributo do Scratch no desenvolvimento de competências matemáticas, num ambiente formal de aprendizagem. É apresentado um enquadramento conceptual, abordando diferentes teorias de aprendizagem, analisando a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino em geral, e para o ensino da geometria em particular. Também se analisam e caracterizam, resumidamente, os diferentes tipos de tarefas que se podem propor aos alunos, assim como a crescente importância que deve ser dada ao estudo dos padrões. É uma investigação de carácter qualitativo, na forma de estudo de caso e envolve alunos do 5º ano (9 a 11 anos). Pretende-se observar, descrever e analisar o desempenho de três grupos de dois alunos na resolução de 14 tarefas na área de geometria do plano. Ao longo do texto são justificados o método do estudo, e todas as opções tomadas durante a sua aplicação. São também abordadas as características do ambiente de aprendizagem, as competências que se conseguem desenvolver, e os constrangimentos que condicionam a utilização do Scratch como instrumento de trabalho. Conclui-se que o software de programação (o Scratch), que pode ser aplicado em práticas lectivas formais (ou informais), cria uma oportunidade de mudança nas práticas de ensino e aprendizagem e que o desenvolvimento deste tipo de trabalho com os alunos permite o desenvolvimento dos três aspectos fundamentais e indissociáveis no ensino da Matemática – a aquisição de conhecimentos, a capacidade de os usar de forma apropriada e a melhoria da relação geral com a disciplina
The necessity of working to increase students’ capacities, and, therefore, their academic success and the current situation of having contact with new technologies made possible by the general distribution of computers to students and schools, as well as the apparent motivation in using these working instruments, have created favorable conditions to the general application of technologies to teaching practices. The divulgation of the programming interface, Scratch, developed in the Massachusetts Institute of Technology (MIT), released on May 2007, introduces itself as a working instrument with tremendous potential. It is in this context that this paper addresses Scratch’s contribution on the development of mathematical competences, in a formal learning environment. A conceptual framework is presented, mentioning different learning theories, analyzing the contribution of the Information and Communication Technologies for teaching in general, and for the teaching of geometry in particular. Different kinds of tasks that can be suggested to the students are also analyzed and characterized, as well as the growing importance that should be given to the study of patterns. It is a study of qualitative character, based upon a case study that involves 5th grade students (9 to 11 years old). It is intended to observe, describe and analyze the performance of three groups of two students solving fourteen tasks performed in two-dimensional space, or in other words, in the plane. Throughout the text the study method is justified, as well as all the options made during its application. Also mentioned are the characteristics of the learning environment, the competences that can be developed, and the constraints that condition the use of Scratch as a working instrument. We can conclude that the programming software (Scratch), which can be applied in formal teaching practices (or informal), creates an opportunity of changing the teaching and learning practices and that the development of this kind of work with the students allows the development of the three main and inextricable aspects in Mathematical teaching - information and skills gathering, the capacity to use them in a proper way and the improvement of the general relation with the subject.
Description: Dissertação de Mestrado em Didáctica da Matemática e das Ciências apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1614
Appears in Collections:FPADE - Dissertações de Mestrado

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