Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1615
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Lina Maria Dias da-
dc.contributor.authorArezes, Sónia Isabel da Costa Miranda-
dc.date.accessioned2016-07-19T09:05:05Z-
dc.date.available2016-07-19T09:05:05Z-
dc.date.issued2014-09-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1615-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Didáctica da Matemática e das Ciências apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractCom este estudo pretende-se analisar as várias abordagens a diferentes tarefas de resolução de problemas em diferentes momentos, que alunos do 6º ano de escolaridade fazem e compreender formas de pensamento crítico usados pelos alunos, procurando desta forma auxiliar futuramente o trabalho dos professores na identificação das potencialidades dos alunos relativamente a esta capacidade. Para orientar o estudo foram definidas três questões de investigação: 1) Que capacidades de pensamento crítico manifestam alunos do 6º ano de escolaridade?; 2) Que dificuldades manifestam na resolução das tarefas? A que se podem dever essas dificuldades? Como se podem ultrapassar essas dificuldades?; 3) Como desenvolvem os alunos o pensamento crítico? De acordo com o problema em estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, seguindo-se um design de estudo de caso. Foram estudados quatro alunos e os dados foram recolhidos através da observação dos alunos na aula, os registos escritos e gravações feitas aos alunos que foram posteriormente analisados. Foram propostas, aos alunos, um conjunto de tarefas promotoras do pensamento crítico. O estudo foi desenvolvido em três fases. Na primeira fase pretendeu-se que os alunos tomassem decisões e avaliassem/apreciassem as resoluções de outros colegas; na segunda fase que resolvessem problemas e avaliassem/apreciassem as resoluções de outros colegas e na terceira fase que resolvessem problemas e avaliassem/apreciassem as próprias resoluções. Estas tarefas foram desenvolvidas individualmente. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que os alunos do 6º ano de escolaridade manifestam capacidades elementares de pensamento crítico e que com o decurso da realização das tarefas propostas, que se revelaram adequadas ao desenvolvimento desta capacidade, se verificou uma evolução na utilização deste tipo de pensamento.por
dc.description.abstractThe main object of this study is to analyse the different kinds of approach in mathematical problem-solving, in its different moments, used by students from the 6th grade and understand their ways of thinking, and also trying to make the teacher’s work much more easier in identifying the students potentialities in solving mathematical problems. In order to guide the study, three questions were defined: 1) What skills of critical thinking a 6th grade student has/shows?; 2) What are the difficulties revealed by the students in problem-solving? Why those difficulties exist? What can be done to get over those difficulties?; 3) How do the students develop a critical thinking? According to the object of study, a qualitative methodology was selected, following a study case design. Four students were chosen and the data was retrieved through classroom observation and the written assignments and recordings made were analysed after. A variety of critical thinking tasks were proposed to the students, trying to enhance this skill in discussion. This study was developed in three steps. In the first step, the students had to take decisions and measure/evaluate their colleagues problem-solving ideas. In the second step, the students were asked to solve the problems and evaluate their colleagues problem-solving and in the third step the students had to solve problems and evaluate their own resolutions. These tasks were developed individually. The analysis of the collected data showed that the 6th grade students have basic critical thinking skills, and with the development of the study and its tasks, that proved to be adequate, there were substantial improvements in this way of thinking.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectRaciocínio matemáticopor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectCritical thinkingpor
dc.subjectMathematical reasoningpor
dc.subjectCreativitypor
dc.subjectBasic educationpor
dc.titlePensamento crítico de alunos do 6º ano de escolaridadepor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Didáctica da Matemática e das Ciênciaspor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineDidática da Matemática e das Ciênciaspor
dc.identifier.tid201508745-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sonia_Arezes.pdf5.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.