Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1616
Title: Evolução do vocabulário/linguagem científica no tema "ar": estudo de caso no 5º ano de escolaridade
Authors: Ribeiro, Sofia Gonçalves
Advisor: Peixoto, Ana Maria Coelho de Almeida
Keywords: Manuais escolares;Linguagem do quotidiano;Linguagem científica;Conceções alternativas do “Ar”;School manuals;Everyday language;Scientific language;Alternative conceptions of air
Issue Date: 24-Apr-2014
Abstract: O estudo que aqui se apresenta, pretendeu averiguar a evolução em termos de aquisição de vocabulário/linguagem científica por parte de 104 alunos do 5.º ano de escolaridade, assim como a reestruturação dos conceitos que já possuíam, sobre o conteúdo – “Ar”, antes e após este ser lecionado. O estudo envolveu a investigadora, enquanto professora e mais quatro professoras e respectivas turmas às quais lecionavam a disciplina de Ciências da Natureza do 5.º ano de escolaridade. Para tal, no início do estudo, foi aplicado aos alunos uma ficha de diagnóstico, de forma a identificar os conceitos que os referidos alunos já possuíam sobre o tema, que adquiriram ao longo da sua vida familiar, do seu quotidiano e do ensino formal. Depois, em contexto sala de aula as professoras lecionaram o conteúdo. Posteriormente foi também efetuado um questionário às professoras, para identificar as estratégias/metodologias por elas utilizadas na lecionação do conteúdo, se utilizaram apenas o ME adotado, como recurso didático na organização/planificação das suas aulas, verificar qual a importância que estes davam à linguagem científica e aferir como é que foram trabalhados/explicados os novos conceitos que surgiram neste conteúdo. Por fim, foi aplicada aos alunos uma ficha de consolidação, para que com os resultados obtidos e pela análise dos mesmos, fosse possível analisar as aquisições de novo vocabulário/linguagem científica ou reestruturação do que já possuíam. Com esta ficha de consolidação também foi possível comparar os resultados obtidos nesta com os obtidos na ficha de diagnóstico. Com este estudo, foi possível verificar que em todos os grupos participantes se verificou evolução ao nível de aquisição, reestruturação e aplicação de vocabulário/linguagem científica, como se pode comprovar pelos resultados verificados na ficha de diagnóstico comparativamente com os resultados obtidos na ficha de consolidação. Os resultados obtidos permitiram constatar que as metodologias/estratégias utilizadas pelas professoras, assim como o manual escolar utilizado, assumiram um papel relevante na perceção, consolidação e aplicação com sucesso do novo vocabulário e linguagem por parte dos alunos.
The study here presented intended to observe the evolution in acquisition in terms of vocabulary/scientific language in 104 students in the 5th grade, as well as the restructuring of the concepts they already had about the unit Air, before and after it was taught. This study involved the investigator, while being a teacher, as well as four other teachers and their 5th grade Science classes. In order to do so, a diagnostic test was applied to the students in the beginning of this study, as a way to identify the concepts the students already had about this subject, acquired in their family, their everyday life and through formal teaching. After this, in the classroom, the teachers taught the unit. Afterwards, a quiz was also given to the teachers, in order to identify the strategies and methods which one of them used to teach the subject; whether they only used the adopted manual, as a resource to organize and plan their classes, to check the value they gave to scientific language, and to measure how all the new concepts which appeared in this unit were explained and worked upon. In the end, a consolidation test was given to the students, to ensure that, according to the results obtained and further analysis, it would be possible to measure the acquisition of new vocabulary and scientific language or the restructuring of the vocabulary they already had. With this consolidation test, it was also possible to compare this results with the ones obtained in the diagnostic test. In this study, it was possible to verify that in all the participating groups there was an evolution concerning the acquisition, restructuring and use of scientific vocabulary/language, according to the results obtained in the diagnostic test, when comparing to the results of the consolidation test. The results revealed that the strategies and methods used by the teachers as well as the adopted manual, assumed an important role in perception, consolidation and successful application of new vocabulary and language by the students.
Description: Dissertação de Mestrado em Didáctica da Matemática e das Ciências apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1616
Appears in Collections:FPADE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sofia_Ribeiro.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.