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Title: Arte, infância e família: um projecto de envolvimento parental em educação de infância através da performance artística
Authors: Faria, Carla Maria Gomes Marques de
Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Amorim, Lília Esmeralda da Cunha
Keywords: Educação pré-escolar
Educação artística
Envolvimento parental
Avaliação de programas
Pre-school education
Arts education
Parental involvement
Programs evaluation
Issue Date: 15-Jul-2011
Abstract: O presente estudo apresenta a avaliação do Projecto “D. Afonso Henriques, o Musical” desenhado para promover a educação artística e o envolvimento parental em contexto de educação pré-escolar. As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) assumem uma nova concepção do lugar e papel dos pais na escola, e no processo educativo dos seus filhos, mais especificamente,enquanto co-construtores do projecto educativo e actores sociais cruciais no dia-a-dia das escolas. Neste contexto, o envolvimento parental apresenta-se como uma estratégia e finalidade educativa fundacional, sendo, globalmente, definido na literatura como um processo multidimensional que integra aspectos relacionados com a educação e o desenvolvimento da criança, bem como o grau de comprometimento dos pais neste processo, operacionalizado em parcerias, colaboração/cooperação, partilha de responsabilidades e participação. A investigação no domínio tem salientado a relevância do envolvimento parental na educação e na qualidade da oferta educacional, apontando para a existência de correlações positivas entre estas dimensões. Por outro lado, as OCEPE enfatizam a relevância da educação artística na educação pré-escolar. Nesta linha, a literatura no domínio destaca o papel da arte na educação. A cultura e arte convertem-se em componentes essenciais de uma educação completa que conduz ao pleno desenvolvimento da criança, deixando cair por terra a asserção de que ambas só estão ao acesso da compreensão de grupos e idades diferenciados. Com o objectivo de responder a estas exigências da educação pré-escolar, desenvolvemos o Projecto “D. Afonso Henriques, o Musical” com crianças de quatro e cinco anos de idade e respectivos pais. Pretendeu-se com este Projecto promover a educação artística de crianças em idade pré-escolar e ao mesmo tempo explorar as potencialidades de intervenções de natureza artística na promoção do envolvimento parental em educação pré-escolar. Participaram no Projecto 23 crianças com quatro e cinco anos e 26 pais, que frequentavam um jardim de infância do norte do país. Na recolha de dados utilizamos notas de campo e entrevista semi-estruturada, sendo que as notas de campo registaram informação relativa ao processo de desenvolvimento e implementação do Projecto e a entrevista foi realizada aos pais após a finalização do mesmo. Na análise de conteúdo emergiram nove temas que caracterizam a percepção dos pais face à participação no Projecto. Globalmente, os resultados sugerem que o Projecto constitui (i) um momento de envolvimento dos pais com o contexto educativo e respectivos profissionais, com os filhos e com as restantes crianças e respectivos pais; (ii) um processo gerador de sentimentos positivos face ao contexto educativo, às relações interpessoais e ao próprio; e (iii) uma oportunidade de aprendizagem e realização pessoal do ponto de vista artístico. Considerando os resultados obtidos, parece-nos que o Projecto potenciou o envolvimento parental e contribuiu para a educação/formação artística de adultos e crianças, evidenciando as potencialidades da educação artística em educação pré-escolar. Neste sentido, o presente trabalho constitui-se como uma oportunidade de inovação no âmbito da educação pré-escolar e, especificamente, da educação artística, bem como o ponto de partida para novas abordagens em termos da investigação no domínio.
The Curriculum Guidelines for Pre-School Education (CGPSE) take on a new conception of the role ofparents in school and in the education of their children, more specifically, as co-constructors of the educational project and social actors crucial for the school routine. In this context, parental involvement is taken as a foundational strategy and an educational purpose that is globally defined in literature as a multidimensional process that combines aspects related to child education and development, as well as the degree of participation of parents in this process in the form of partnership, collaboration/cooperation and shared responsibility. Research in this field has emphasized the importance of parental involvement in education and in the quality of educational provision, aiming the existence of positive correlations between these dimensions. On the other hand, the CGPSE emphasize the importance of arts in pre-school education. Accordingly, literature in this field highlights the role of arts in education. Culture and arts are transformed into essential components of a complete education that leads to the full development of the child, dropping to the ground the assertion that both are only accessible to different age and social groups. In order to meet these requirements of pre-school education, we developed the Project "D. Afonso Henriques, the Musical" with four and five-year-old children and their parents. Our intention was to promote arts education for pre-school children and at the same time to explore the potential of artistic interventions in the promotion of parental involvement in pre-school education. There were 23 four and five-year-old children, who attended a kindergarten in the North, and 26 parents that participated in the project. To collect data we used field notes and semistructured interviews. The field notes recorded information related to the process of development and implementation of the Project and the interviews were carried out with some parents after the Project. In the content analysis emerged nine themes that characterize the perception of parents towards the participation in the Project. Overall, the results suggest that the Project was (i) a moment of parental involvement with the educational context and the professionals, with their children and with other children and their parents; (ii) a process that triggered positive feelings in relation to educational context, interpersonal relationships and personal performance; and (iii) an opportunity for learning and achieving personal fulfilment from the artistic point of view. Considering these results, we believe that the Project contributed to increase parental involvement and arts education for both adults and children, demonstrating its potential in pre-school education. In this context, we can assume that this study represented an opportunity for innovation within pre-school education, more specifically within arts education, as well as the starting point for new approaches regarding the research in this field.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1617
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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