Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1619
Title: Lado L - o papel da literatura no desenvolvimento do pensamento crítico
Authors: Ferreira, Sofia dos Santos
Advisor: Marques, Ana Júlia Matos de Oliveira
Keywords: Espírito crítico;Imaginação;Leitura;Literatura infanto-juvenil;Critical thinking;Imagination;Reading;Children's literature
Issue Date: 25-Sep-2012
Abstract: Nos dias de hoje, ler e compreender é fundamental para a formação de um aluno competente, reflexivo e, acima de tudo, crítico. Deste modo, este tornar-se-á num cidadão consciente e informado, com uma visão mais ampla da sociedade. Considerando a importância do ato de ler, a escola deve proporcionar aos alunos a aquisição de instrumentos proveitosos para a formação de leitores críticos e ideológicos. Posto isto, este projeto de investigação tem como principal objetivo desenvolver nos alunos o espírito crítico e imaginativo, tendo como base a leitura de obras de literatura infanto-juvenil. Para tal, desenvolveu-se um conjunto de atividades baseadas no Programa de Leitura Fundamentado na Literatura, estruturado pelas investigadoras Hallie Kay Yopp e Ruth Helen Yopp. Programa esse de grande impacto nos Estados Unidos, no Canadá e no Brasil, onde a língua e a literatura surgem sempre associadas. Estas propostas foram aplicadas em contexto de sala de aula, numa turma de 6ºano, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, e também através de um projeto paralelo, intitulado por Diz-me o que lês, dir-te-ei o que escreves! envolvendo todas as turmas desse mesmo ano. Por último, analisaram-se qualitativamente os conteúdos, os procedimentos, os dados e os resultados da aplicação deste estudo, de forma a perceber como este programa contribui para o desenvolvimento de leitores mais críticos e imaginativos.
Nowadays, read and understand what is read is fundamental to the formation of a competent, reflective and, above all, critical student. Thus, this will become a conscious and informed citizen with a broader vision of society. Considering the importance of the act of reading, the school must provide students with the acquisition of useful instruments for the formation of ideological and critical readers. That said this research project has as main goal to develop students' critical and imaginative thinking, based on the readings of children's literature. To this end, a set of activities was developed based in Reading Program Based on the literature, structured by the researchers Hallie Kay Yopp and Ruth Helen Yopp. This program has a great impact in the United States, Canada and Brazil, where the language and literature are always aggregated. These proposals were implemented in a regular classroom of the sixth grade, in the ambit of the Teaching Practice and through a similar project extended to all the classes from the same level, “Tell me what you read, I will tell you what you write.” Finally, we analyzed qualitatively the content, procedures, data and results from the application of this study, in order to understand how this program contributes to the development of critical and imaginative readers.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1619
Appears in Collections:FPEB - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sofia_Ferreira.pdf13.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.