Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1624
Title: Educação para o empreendedorismo : uma abordagem educativa no 1.º CEB
Authors: Rodrigues, Daniela Patrícia da Silva
Advisor: Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Keywords: Empreendedorismo;Educação;Ensino;Entrepreneurship;Education;Teaching
Issue Date: 18-Jul-2016
Abstract: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estágio foi desenvolvido numa escola de 1º ciclo no distrito de Viana do Castelo, num 4º ano de escolaridade, ao longo de quinze semanas. Apresenta-se neste documento um sumário da intervenção educativa realizada ao longo das quinze semanas de prática supervisionada, destacando as áreas de intervenção planificadas, e descreve-se em detalhe o estudo de investigação desenvolvido neste contexto e que designamos por Educação para o Empreendedorismo – Uma abordagem educativa no 1º CEB. O projeto de investigação enquadra-se na temática da educação para empreendedorismo nos primeiros anos de escolaridade, numa vertente social de promoção e desenvolvimento de atitudes e valores culturais favoráveis à capacidade e iniciativa de empreender intencionalmente. O estudo envolveu uma turma de alunos do 4.º ano de escolaridade e procura sensibilizá-los para em questões educativas do empreendedorismo, levando-os a perceber o conceito de empreendedorismo e a conhecer modos de ação empreendedora. Para tal foram definidos objetivos de investigação: A) Conhecer e alargar o conceito de empreendedorismo em alunos de 4.º ano de escolaridade; B) Despertar alunos do 4.º ano de escolaridade para a temática da educação empreendedora. Tendo em conta o problema e os objetivos de estudo optou-se por um estudo exploratório de cariz descritivo e interpretativo, assente numa metodologia qualitativa. A recolha de dados foi feita através da observação, de registos audiovisuais, de documentos dos alunos e de questionários. Os resultados deste estudo revelam que a intervenção didática pareceu favorecer a construção e o desenvolvimento do raciocínio dos alunos face ao empreendedorismo, concretamente para as características do sujeito-empreendedor e para o reconhecimento de empreendedores do contexto local e próximo dos alunos. Além do trabalho de investigação está aqui também representado todo o processo de intervenção pedagógica no âmbito das atividades em sala de aula, que permitiu o desenvolvimento de inúmeras competências essenciais na formação de professores.
This report was conducted in the scope of Supervised Education Practice II (SEP II), from the master's degree in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education. The internship was developed in a first cycle school in the District of Viana do Castelo, on a 4th grade class during a period of fifteen weeks. This document presents a summary of the educational intervention held along the fifteen weeks of supervised practice, highlighting the areas of planned intervention, and describing in detail the research developed in this context which is designated as Entrepreneurship Education – Educational Approach in the 1st CBE. This research project is part of the theme of entrepreneurship education in the early years of schooling, as a social aspect of encouragement and development of cultural values and attitudes favorable to the ability and initiative to undertake intentionally. This study involved a group of students of a 4th grade class and seeks to make them aware of educational entrepreneurship issues, causing them to understand the concept of entrepreneurship and known ways of entrepreneurial actions. In order to do so, the following research goals were defined: A) Know and extend the concept of entrepreneurship in students of a 4th grade class; B) Challenge students of a 4th grade class for the subject of entrepreneurial education. Considering the problem and the study targets previously stated, it was decided to adopt an exploratory study of a descriptive and interpretative nature, based on a qualitative methodology. The data collection was carried out through observation, audiovisual records, documents and questionnaires. The results of this study show that the didactic intervention seemed to benefit the construction and development of the student’s thinking in the face of entrepreneurship, particularly on the characteristics of the subject-entrepreneur and the acknowledgment of entrepreneurs from the local environment and close to the students. In addition to the research project, is also here represented the entire process of pedagogical intervention as a part of classroom activities, which enabled the development of numerous essential skills in the teacher training process.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1624
Appears in Collections:FPEB - Dissertações de Mestrado

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