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Title: Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais numa turma de 3º e 4º ano: a construção de um recurso promotor de inclusão
Authors: Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Novais, Andreia Patrícia Cardoso
Keywords: Inclusão
Necessidades educativas especiais
Educação especial
Papel do professor
Aceitação da diferença
Recursos educativos
Símbolos pictográficos para a comunicação (SPC)
Inclusion
Special educational needs
Special education
Teacher's role
Acceptance of difference
Educational resources
Pictographic symbols for communication (SPC)
Issue Date: 11-Jul-2016
Abstract: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A prática foi desenvolvida no 1º Ciclo, no distrito de Viana do Castelo, num 3.º e 4.º anos de escolaridade. Apresenta-se neste documento um sumário da intervenção educativa realizada ao longo das 14 semanas de prática supervisionada, destacando as áreas de intervenção planificadas, e descreve-se em detalhe o estudo de investigação desenvolvido neste contexto e que designamos por “Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais numa turma de 3º e 4º ano: A construção de um recurso promotor de inclusão”. O estudo realizado coloca como foco de reflexão a temática da educação inclusiva, na senda de uma educação de qualidade e de valorização da diferença. Face a esta preocupação e ao contexto encontrado, este trabalho de investigação define como objetivo principal a promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais numa turma de 3º e 4º ano. Como tal, pretende responder à seguinte questão de investigação: “Como promover a inclusão de crianças com NEE numa turma de 3º e 4º ano de escolaridade?” No encalce deste conteúdo, envolve-se a turma na criação de um livro infantil em formato SPC (símbolos pictográficos para a comunicação), destinado às crianças identificadas com NEE. Todo o percurso de planeamento, construção e apresentação do recurso, foi cenário de recolha de dados. A investigação que se considerou de caráter exploratório baseou-se ainda numa análise descritiva e interpretativa. As técnicas e os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação, a entrevista e os registos audiovisuais. Os resultados revelaram que a opção pela construção de um recurso educativo foi uma estratégia muito favorável para promover a inclusão de crianças com NEE pelos seus pares da turma. Verificou-se que o grupo com o qual se desenvolveu o estudo passou a aceitar a inclusão destas crianças e desenvolveu atitudes mais positivas e otimistas em relação a esta problemática.
This report was developed as part of the Supervised Teaching Practice II course, part of the Pre-School Education and Teaching master’s degree of the 1st cycle of basic education. The practice was developed in the 1st cycle, in Viana do Castelo district, in a 3 and 4 years of schooling. We present in this document a summary of educational intervention carried out over 14 weeks of supervised practice, highlighting areas of planned intervention, and is described in detail research study developed in this context and designated for "Promotion of Children Inclusion of Special Needs Education in the 3rd and 4th grade class: The construction of a promoter resource inclusion." The study puts as reflection focused on the theme of inclusive education, on the path of quality education and appreciation of difference. Given this concern and context found this research work defines as main objective the promoting the inclusion of children with special educational needs at a 3rd class and 4th year. As such, it aims to answer the following research question: "How to promote the inclusion of children with SEN in a class of 3rd and 4th grade?" In the wake of this content, the class is involved in creating a children's book format SPC (pictographic symbols for communication), for children identified with SEN. All the way planning, construction and presentation of the resource was data collection scenario. The research that was considered exploratory based is still in a descriptive and interpretative analysis. The techniques and data collection instruments used were observation, interview and audiovisual recordings. The results revealed that the choice of building an educational resource was a very favorable strategy to promote the inclusion of children with special educational needs by their peers in the class. Was found that the group that developed the study has come to accept the inclusion of these children and developed more positive and optimistic attitudes about this problem.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1626
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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