Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1633
Title: | Promoção da saúde oral : contributos do verniz de flúor |
Authors: | Graça, Luís Carlos Carvalho da Delgado, Luís Moreno Ferreira, Ângela Maria Caçador |
Keywords: | Promoção da saúde Prevenção da doença Verniz de flúor Cárie dentária Higiene dentária Health promotion Disease prevention Fluoride varnish Dental cavity Dental hygiene |
Issue Date: | 10-Mar-2016 |
Abstract: | A evidência sugere que medidas adequadas de promoção da saúde oral iniciadas em idades precoces têm relevantes ganhos em saúde, a baixo custo.
Este projeto de mestrado em promoção e educação para saúde surge integrado no
Projeto Piloto de Intervenção em Saúde Oral da Unidade de Saúde Pública (USP), da
Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O seu principal objetivo é desenvolver uma estratégia para a implementação do
projeto da USP.
O projeto piloto de intervenção da USP decorre da execução da Orientação nº
013/2013 da Direção Geral da Saúde (DGS) para o ano letivo 2014/2015, passando
posteriormente a ser uma intervenção de caráter regular, com aplicações semestrais
de verniz de flúor (soluto de 50mg/ml), nas crianças com idade inferior a sete anos do
distrito e que frequentem escolas públicas ou IPSS.
A amostra deste projecto são as 333 crianças nascidas em 2010, a frequentar o ensino pré-escolar público e privado do concelho de Ponte de Lima, tal como os seus pais/encarregados de educação.
Uma vez que se considera que o conhecimento é fundamental para a adaptação de comportamentos saudáveis, foram elaborados materiais adequados à capacidade de compreensão das crianças e efetuadas sessões de trabalho com os pais, no pressuposto de que a família é a primeira instância de socialização da criança e como tal de transmissão de valores e atitudes, nomeadamente no que se refere à higiene oral. É, então, importante conhecer os hábitos de saúde oral dos pais/encarregados de educação e das crianças, para delinear estratégias para que consigamos sensibilizá-los para a importância da aplicação do verniz de flúor e da
higiene oral.
Fazem parte dessas estratégias vários materiais elaborados, tais como um filme que replica a aplicação de verniz de flúor, um álbum seriado, questionários para os pais/encarregados de educação e para as crianças, e também sessões com os
pais/encarregados de educação e com as crianças.
Colocado em prática este projeto de promoção e educação para a saúde é de salientar
dos resultados o elevado número de autorizações para a atividade, revelando os
efeitos da sensibilização realizada com os pais/encarregados de educação, e o baixo
número de crianças que não deixaram colocar o verniz de flúor, demonstrando o resultado da sensibilização efetuada com as crianças. Assim, este projeto de intervenção comunitária com a finalidade de promover a
saúde oral foi de elevada importância, conseguindo sensibilizar o público alvo para a pertinência da aplicação de verniz de flúor e da higiene oral. Evidence suggests that appropriate measures for promoting oral hygiene from an early age have significant health benefits at low cost. This Master’s degree study into health promotion and education is integrated within the Pilot Project for Oral Health Intervention set up by the Public Health Unit (Unidade de Saúde Pública - USP) of the Alto Minho Local Health Unit (Unidade Local de Saúde do Alto Minho - ULSAM). Its main goal is to develop a strategy for implementing the USP’s project. The USP intervention pilot project arises from the implementation of directive no. 013/2013 from the General Health Directorate (Direção Geral de Saúde - DGS) for the school year 2014/2015, which has since become a regular intervention, with biannual applications of fluoride varnish (50mg/ml solute), in children under the age of seven in the region who attend state schools or private institutions of social solidarity (IPSS). The sample of this project are the 333 children born in 2010, attending public and private pre-school education of Ponte de Lima municipality, as their parents / guardians. Since knowledge is considered to be essential for the adaptation of healthy behaviours, materials suited to a child’s level of understanding were prepared and workshops were held with parents, on the assumption that children’s primary socialization comes from their family, and with it the first transmission of values and attitudes, including those related to oral hygiene. It is, therefore, important to know the oral health habits of both children and their parents/guardians so as to devise strategies to raise awareness of the importance of applying fluoride varnish and oral hygiene. These strategies included preparing various materials, including a film replicating the application of fluoride varnish; a serialised album; questionnaires for parents/guardians and children, as well as workshops with parents/guardians and children. The results gathered from this study into health promotion and education show a high number of instances where oral health activity was authorised, revealing the effect of raising the awareness of parents/guardians, and a low number of children who did not allow fluoride varnish to be applied, indicating the effect of raising children’s awareness. Therefore, this community intervention study aimed at promoting oral health was highly significant, successfully raising awareness among the target group of the importance of applying fluoride varnish and oral hygiene. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Promoção e Educação para a Saúde apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1633 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Angela_Ferreira.pdf | 3.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.