Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1634
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dc.contributor.advisorSantos, Maria Luísa Ramos-
dc.contributor.advisorParente, Carina Maria Sobral-
dc.contributor.authorCunha, Maria do Carmo Cavalheiro da-
dc.date.accessioned2016-09-26T15:28:20Z-
dc.date.available2016-09-26T15:28:20Z-
dc.date.issued2015-12-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1634-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Promoção e Educação para a Saúde apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractA educação para os afetos e para a sexualidade inicia-se no contexto familiar, sendo a escola um espaço privilegiado para a promoção de uma sexualidade saudável. Este estudo tem como objetivos analisar a implementação da educação sexual em contexto pré-escolar em parceria com as famílias. Simultaneamente procurou-se compreender as perceções dos pais acerca da educação sexual, quanto ao seu papel, à sua comunicação com os filhos e à importância de uma abordagem saudável da sexualidade no pré-escolar. Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, no âmbito da investigação-ação. Ao nível das crianças, o projeto de educação sexual Manta dos afetos foi aplicado a uma amostra constituída por uma turma de 18 crianças com quatro e cinco anos e contou com a participação das famílias. A metodologia de ação foi sustentada na pedagogia em participação e para o tratamento dos dados recorreu-se à análise documental das produções das crianças e dados da observação. Reconheceu-se a relevância do projeto, que concorreu para uma ampliação de conhecimentos das crianças, mudança conceptual e fortalecimento das relações interpessoais. Ao nível dos pais, a amostra foi constituída por nove pais e privilegiou-se o focus group como instrumento de implementação e recolha de dados, complementado com a entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram tratados e sujeitos à análise de conteúdo. Pelos resultados constatamos que os pais sublinham a importância de uma abordagem da sexualidade e dos afetos desde tenra idade, apontaram temáticas, identificaram dificuldades e constrangimentos sentidos e evidenciaram interesse em educar para a sexualidade desde cedo. O estudo reforça a pertinência de uma abordagem em educação sexual com crianças do pré-escolar, numa estreita parceria com os pais.por
dc.description.abstractEmotional and sexual education begins in the family; nevertheless, the school is a privileged space to promote a healthy sexuality. This study aims to analyze the implementation of sexual education in the preschool context, in partnership with the families. At the same time we tried to understand parental perception on sexual education, their own role regarding it, the way to communicate with their children and the importance of a healthy approach on sexuality in pre-school. The methodology used was of a qualitative kind, according to a research-action methodology. The project was named “Manta dos Afetos” (Affection Blanket) and was tested on a sample of 18 children (belonging to a single class), aged four to five years old and counted on the participation of their parents. The method of working was based on participatory pedagogy and data analysis, by using children’s productions and observational data. The project had a significant impact and relevance, since it contributed to an enlargement of children’s knowledge, a conceptual change and strengthening of interpersonal relationships. Regarding the parents, nine parents were used as a sample and an approach of focus group was used as a tool to implement and collect data, along with the use of semi-structured interviews. The collected data underwent content treatment and analysis. With the final results we can say that the parents acknowledge the importance of an early approach to the thematic of sexuality and affections, while describing some difficulties and constraints in doing so and but revealed a great interest in starting sexual education in children from a young age. This study reveals the relevance of introducing sexual education in pre-school children and the importance of a close partnership with the parents.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectAfetospor
dc.subjectEducação sexualpor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectPaispor
dc.subjectSexualitypor
dc.subjectAffectionspor
dc.subjectSexual educationpor
dc.subjectPreschoolpor
dc.subjectParentspor
dc.titleOlhares de pais e vivências de filhos : uma abordagem da educação sexual em contexto pré-escolarpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Promoção e Educação para a Saúdepor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducaçãopor
dc.identifier.tid201650835-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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