Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1645
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dc.contributor.advisorSantos, Maria Luísa Ramos-
dc.contributor.advisorAraújo, Maria Teresa Fitas Peres Filipe de-
dc.contributor.authorAlves, Maria Goreti Ramos-
dc.date.accessioned2016-09-27T16:11:12Z-
dc.date.available2016-09-27T16:11:12Z-
dc.date.issued2013-04-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1645-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Promoção e Educação para a Saúde apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractA implementação da educação sexual nas escolas portuguesas assume atualmente um carácter obrigatório. Este estudo pretendeu conhecer os programas de educação sexual de um agrupamento de escolas do Minho, nos 2º e 3º ciclos de ensino básico, bem como as metodologias utilizadas na sua implementação e identificar os modelos que nortearam a educação sexual nestes ciclos. Para o efeito, selecionou-se uma turma de cada ano de escolaridade dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no ano letivo 2010/2011. Adotou-se, no estudo, uma metodologia qualitativa, com recurso a análise documental e a entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que em todas as turmas estudadas a educação sexual foi dinamizada por docentes de diversas áreas curriculares, abordando temas como as relações interpessoais, saúde sexual e reprodutiva, valores, desenvolvimento pubertário, reprodução humana, família, expressões da sexualidade e a identidade sexual. Os docentes utilizaram metodologias expositivas e participativas. Os programas dinamizados pelos docentes seguiram o modelo biográfico e profissional de forma mais acentuada, mas também outros modelos como o modelo de risco e o modelo moral.por
dc.description.abstractThe implementation of sex education in Portuguese schools is now compulsory. The present study aimed to know the sex education programs in the 2nd and 3rd cycles of basic education in a Minho’s school, as well as the methodologies used in its implementation and identify the models that guided sex education in these cycles. For this purpose, a class of each grade of the 2nd and 3rd cycles of basic education was selected in the school year 2010/2011. In the study a qualitative approach was followed, using semi-structured interviews and documental analysis. It was found that in the classes studied sex education was developed by teachers of different areas/subjects, covering topics such as interpersonal relationships, sexual and reproductive health, values, pubertal development, human reproduction, family, expressions of sexuality and sexual identity. The teaching methods used were the expository and participatory ones. The programs developed by teachers followed the biographical and professional model more sharply, but also other models such as the risk model and the moral model.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectEducação sexualpor
dc.subjectContexto escolarpor
dc.subjectModelos de educação sexualpor
dc.subjectPráticas docentespor
dc.subjectAdolescencepor
dc.subjectSex educationpor
dc.subjectSchool contextpor
dc.subjectModels of sex educationpor
dc.subjectTeacher's practicespor
dc.titleModelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minhopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Promoção e Educação para a Saúdepor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducaçãopor
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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