Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1647
Title: Escrita em ascensão: contributos de um trabalho sistemático e colaborativo
Authors: Marques, Ana Júlia Matos de Oliveira
Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Alves, Laura Filipa Pires Costa
Keywords: Escrita
Escola
Família
Colaboração
Writing
School
Family
Collaboration
Issue Date: 12-Jul-2016
Abstract: O presente trabalho desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II e intitula-se “Escrita em ascensão – contributos de um trabalho sistemático e colaborativo”. Este documento pretende evidenciar a importância do ensino explícito, progressivo e sistemático da escrita e de todos os seus subprocessos associados, tanto a nível individual, na sala de aula, através de propostas didáticas variadas e atrativas para as crianças, e em colaboração com os seus familiares mais próximos, em trabalho em casa. A análise centra-se no âmbito das aprendizagens efetuadas ao longo de dois anos de um ciclo intenso, com especial destaque para o último semestre, em que decorreu concretamente a interação e consequente investigação com uma turma do 5º ano do ensino básico, num agrupamento de escolas do distrito de Braga. A informação mobilizada na construção desta investigação foi obtida através de uma investigação qualitativa mais especificamente num estudo exploratório de nove semanas, entre abril e maio de 2015, período em que se aplicaram as propostas de intervenção e se recolheram os dados para o estudo. Para a concretização deste foram formuladas as seguintes questões de investigação: 1) Que afinidade existe entre os alunos e o domínio da escrita? 2) A sistematização de tarefas de escrita conduz a mais e melhores escreventes? 3) Qual o papel da família no desenvolvimento da capacidade de escrita dos alunos? Constatou-se, a partir da análise de dados, que houve progressão nas práticas dos alunos, ocorrendo não só uma interiorização dos processos, das etapas e das caraterísticas fundamentais da escrita mas também um maior gosto e vontade por escrever mais e melhor. Assim, é demonstrada a importância de práticas e hábitos contínuos de escrita para a obtenção de mais e melhores competências, que são essenciais não só na disciplina de Português mas em qualquer área na qual os alunos adquirem conhecimento e constantemente dele fazem uso.
This thesis was developed in the scope of the course Supervised Teaching Practice II and its title is “Ascending writing – Contributions of systematic and collaborative work”. This document aims to highlight the importance of explicit, progressive and systematic teaching of the writing skill and all of the sub-processes associated to it, both at the individual level, in the classroom, through a variety of didactic proposals that are attractive to kids, and in collaboration with their immediate family, through homework assignments. The analysis focuses in the knowledge acquired over two years of an intense cycle, with special emphasis on the last semester, when the interaction and subsequent research with a 5th grade class of basic education, from a group of schools in the district of Braga, took place. The information in this report was obtained through a qualitative research, more specifically in an exploratory study over nine weeks, between April and May of 2015, during which period the intervention proposals were applied and the data for the study was gathered. For its implementation, seemed important to ask the following research questions: 1) What affinity exists between the students and writing? 2) Does the systematization of writing tasks lead to more and better writers? 3) What is the role of the family in the development of the students’ ability to write? The analysis of the data it proved there was a progression in the tasks carried out by the students, not only in the internalization of the processes, the steps, and the fundamental characteristics of the writing, as well as a bigger desire to write more and better. Thus, the importance of continuous habits and practices in writing with the goal of obtaining more and better competence was demonstrated, which are essential not only in Portuguese class but in all other areas in which the students are required to acquire and frequently use specific knowledge.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1647
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laura_Alves.pdf2.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.