Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1650
Title: A relação entre o sono e o rendimento escolar : estudo com adolescentes de Monção
Authors: Santos, Maria Luísa Ramos
Nunes, Maria Paula da Silva
Keywords: Adolescentes
Sono
Rendimento escolar
Adolescents
Sleep
Academic performance
Issue Date: 11-Apr-2012
Abstract: Antigamente o sono era visto como mera necessidade fisiológica. Hoje sabemos que o sono tem funções vitais no desenvolvimento físico e psicossocial. A entrada no período da adolescência é acompanhada de várias mudanças que podem induzir alterações nos hábitos e qualidade do ciclo sono-vigília e consequências no rendimento escolar. Este estudo teve como objetivos principais a análise e a compreensão do desenvolvimento de alguns comportamentos relativos a hábitos e qualidade do sono e a sua relação no rendimento escolar, em adolescentes, entre os 13 e os 20 anos. Para a realização deste estudo foi utilizada uma metodologia do tipo exploratório, descritivo, correlacional e transversal, na medida que consideramos uma variável em relação à outra com o propósito de descobrir possíveis relações. A amostra de conveniência compreendeu 120 adolescentes que frequentavam o 3º ciclo do ensino básico e o ensino secundário frequentando todos a mesma escola. Para a obtenção dos dados relativamente à qualidade e hábitos do sono, foi utilizado como instrumento de avaliação o questionário de Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP).Para avaliar dados pessoais, rendimento escolar e sonolência diurna, foi utilizado um questionário sociodemográfico e para classificar os alunos do 11º ano, quanto ao cronótipo, foi utilizado o questionário Compósito de Matutinidade. Os resultados encontrados no presente estudo permitem-nos afirmar que os alunos do 8ºano e do 11º ano não diferem nos valores de qualidade de sono, nem existem diferenças entre os alunos com boa qualidade de sono e os alunos com má qualidade em relação ao rendimento escolar. Relativamente aos hábitos de sono, embora as diferenças encontradas não tenham sido estatisticamente significativas, constata-se no entanto, que as suas preferências tendem para horários mais tardios, o que demonstra a alteração dos padrões do sono-vigília. Os resultados do estudo salientaram a necessidade de alertar, quer os adolescentes, quer a família e educadores em geral, para a importância da qualidade do sono e de uma boa higiene do sono.
Formerly, sleep was seen as a mere physiological need. Nowadays we know that sleep has vital functions in the physical and psychosocial development. The beginning of the period of adolescence is accompanied by several changes that may induce changes in habits and in the quality of sleep-wake and consequences in school. This study had as main purpose the analysis and understanding of the development of some behaviors related to sleep habits and the existence of a relation between sleep quality and academic performance of adolescents between 13 and 20 years. For this study we used a methodology of exploratory, descriptive, correlational and transversal type as we consider one variable against another in order to discover possible relations. The convenience sample comprised 120 adolescents who attended the 3rdcycle of basic education and students of the secondary school, all attending the same school. To obtain data on the quality and sleep habits, it was used as an evaluation tool the questionnaire Sleep Quality Index of Pittsburgh (SQIP). To evaluate personal data, the academic performance and daytime sleepiness, it was used a socio-demographic questionnaire and to classify the students of the 11th year regarding the chronotype it was used the questionnaire Morning Composite. The results of this study allows us to state that the students in of the 8th year and of the 11th year do not differ in the values of sleep quality, not are there differences between students with good sleep quality and students with poor quality in relation to school performance. Regarding sleep habits, although the differences found were not statistically significant, it appears however that their preferences tend to later schedules, which demonstrates the alterations in the patterns of sleep-wake. The results of the study stressed the need to alert both teenagers and families and educators in general of the importance of quality and a good sleep hygiene.
Description: Dissertação de Mestrado em Promoção e Educação para a Saúde apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1650
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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