Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1654
Title: Espaço e tempo no ensino da história e geografia de Portugal
Authors: Rodrigues, Henrique Fernandes
Freitas, Teodoro Martinho Gomes de
Keywords: Ensino da história
Cognição
Aprendizagem
Professores
History teaching
Cognition
Learning
Teachers
Issue Date: 8-Feb-2016
Abstract: Desde sempre, o Homem sentiu uma necessidade tremenda de dominar não só o espaço como também o tempo. A sua curiosidade e determinação jamais o faziam crer da enorme complexidade em torno de dois conceitos tão complexos. O presente estudo, agora concluído, fez parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), no domínio da História e Geografia de Portugal. Neste sentido, pretendeu-se saber qual a importância que as noções de espaço e de tempo assumem na construção do saber histórico, que fatores estão na génese do não desenvolvimento destas noções e, se é possível criar estratégias pedagógicas para desenvolver estas noções. Ao longo do presente estudo foi realizada uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, cujos participantes foram 54 alunos do 5.º ano de escolaridade. Como instrumento de recolha de dados optou-se pela observação-participante, sendo esta coadjuvada por notas tomadas ao longo de todo o quadro de regências em H.G.P, pela análise documental de testes de avaliação e outros trabalhos realizados pelos alunos e, ainda, pela realização de um inquérito.
Ever since Man felt a huge need of domain, not only of the space but also of the time. The curiosity and determination could never make believe about the complexity around two such complex concepts. This study, finally done, was integrated in the Teaching Practice II, focused in the subject History and Geography of Portugal (HGP). This way, we wanted to know what importance space and time notions assume in the historical knowledge construction and if it is possible to create pedagogic strategies to develop these notions. By the time of this study it was used an investigation methodology based in a qualitative nature with a sample of fifty-four young learners from the fifth level. As an instrument of data collecting we opted for the participant-observation, helped by notes taken throw the HGP classes, the written tests and other tasks and projects done by the students and even an inquiry.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1654
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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